Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Esportes

TUDO PRONTO PARA A BOLA ROLAR PELO ESTADUAL

Pontapé inicial do Campeonato Alagoano será dado na próxima quarta-feira, com o jogo CEO x CSA

Por Fernanda Medeiros e Maurício Manoel* | Edição do dia 18/01/2020

Matéria atualizada em 18/01/2020 às 06h00

O bicampeão CSA estreia no Alagoano 2020 na próxima quarta-feira (22), contra o CEO
O bicampeão CSA estreia no Alagoano 2020 na próxima quarta-feira (22), contra o CEO | Ailton Cruz

O pontapé inicial do Alagoano Smile 2020 será dado na próxima quarta-feira (22) e os torcedores mais ansiosos e apaixonados já estão na contagem regressiva. O primeiro duelo será entre CEO e CSA, atual campeão alagoano, no Estádio Edson Matias, em jogo único pela 1ª rodada. Os demais jogos, fechando esta rodada de abertura, serão disputados somente no fim de semana: Jaciobá x ASA, no Edson Matias, às 17h; e Coruripe x CSE, no Gerson Amaral, às 19h, ambos no sábado; e CRB x Murici, no Estádio Rei Pelé, às 16h do domingo.

Em 2020, o Campeonato Alagoano terá a participação desses oito clubes: Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), Associação Atlética Coruripe, Centro Esportivo Olhodaguense (CEO), Centro Sportivo Alagoano (CSA), Clube de Regatas Brasil (CRB), Clube Sociedade Esportiva (CSE), Jaciobá Atlético Clube e Murici Futebol Clube.

Com início em 22 de janeiro e término previsto para 26 de abril, o Alagoano 2020 será disputado em três fases distintas, conforme o Regulamento aprovado em reunião do Conselho Arbitral, realizada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF): 1ª Fase, Semifinal, Final e a disputa de 3º lugar.

Na Primeira Fase, os clubes jogam entre si em sistema de ida, com um total de sete jogos para cada. Ao final da 1ª Fase, os quatro primeiros colocados estarão classificados para a Semifinal, onde se enfrentam, em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida do clube com melhor campanha na Primeira Fase, classificando-se os vencedores do confronto para a Fase Final.

Na Final, as equipes vencedoras do confronto da Semifinal se enfrentarão em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida do clube com melhor campanha somadas todas as fases anteriores.

O vencedor da Grande Final do Campeonato Alagoano será decretado campeão estadual de 2020 e irá obter uma das vagas na Copa do Brasil 2021 e uma vaga na Copa do Nordeste 2021. O campeão alagoano de 2020 também será um dos representantes no Brasileiro da Série D de 2021, exceto se ele já estiver disputando as séries A, B ou C.

Quanto ao clube perdedor da Fase Final, ficará com o título de vice-campeão alagoano 2020 e com uma das vagas na Copa do Brasil 2021. Já a equipe que ficar na oitava posição na classificação final do Campeonato Alagoano será rebaixada à 2ª Divisão (Série B) 2021.

CADA UM DOS OITO CLUBES

CSA

Atual bicampeão, o CSA vai em busca do tri nesta edição do Campeonato Alagoano. O clube marujo viveu um ano mágico ao disputar a Série A do Campeonato Brasileiro de 2019 e, mesmo com o rebaixamento, saiu no lucro financeiramente devido às cotas de transmissão e participação. Estas circunstâncias fizeram a direção azulina investir no plantel milionário desde a comissão técnica, comandada por Maurício Barbieri. 

Não é segredo que o Azulão pretende iniciar a temporada com o pé direito, vencendo o Estadual. E, de fato, chega ao campeonato com o status de favorito a levantar o troféu. O CSA é o maior campeão da competição, com 39 títulos da primeira divisão.

CRB

Segundo maior vencedor do Alagoano, com 32 taças, o CRB terá a missão de recuperar o título perdido nas duas últimas temporadas para o rival azul. Para isso, o direção regatiana também investiu bastante no elenco, reformulando-o em mais de 90% e trazendo caras novas que prometem articular bem o Galo.

A curiosidade fica por conta do comandante alvirrubro, Marcelo Cabo. O treinador foi campeão estadual em 2018 e 2019 sobre o CRB, liderando o CSA. Para esta temporada, a intenção é emplacar a sua terceira conquista seguida da competição, agora vestindo vermelho e branco. 

ASA

Na escala do futebol alagoano, o ASA é a terceira força. Embora esta marca esteja concretizada, o clube arapiraquense busca no Estadual a recuperação da moral. Desde 2011 o Alvinegro não levanta o troféu e, para piorar, as últimas campanhas não mostram a força do Fantasma. Em 2019, o ASA escapou do rebaixamento à 2ª divisão na rodada derradeira.

A péssima campanha na temporada passada fez o Alvinegro ficar apenas, a princípio, com o Alagoano a disputar em 2020. No entanto, uma ação da Federação Alagoana criou a Copa Alagoas, que valida ao campeão a vaga à Série D do Brasileiro em 2021. Neste torneio, o Alvinegro mostrou força, se classificou à final e disputa o título com o CEO, neste domingo (19), no Coaracy da Mata Fonseca.

CORURIPE

Tradicional clube do Litoral Sul de Alagoas, o Coruripe sempre entra na competição como um dos que dificultam a vida de CSA e CRB. No início dos anos 2000, o Hulk emplacou um bicampeonato batendo CSA, em 2006, e Corinthians Alagoano, em 2007. Anos depois, em 2014, conseguiu ser novamente campeão ao bater o CRB, em 2014. Em 2015, encarou o Galo em mais uma decisão, mas ficou com o vice-campeonato. Ainda, em sua história, acumula outro vice, agora para o ASA, em 2011.

Embora sua história seja de clube valente, a temporada de 2020 teve início com uma tremenda irresponsabilidade da diretoria alviverde. O Coruripe, que estava certo para participar da Copa Alagoas, acabou sendo desclassificado pela FAF porque não conseguiu inscrever o número mínimo de atletas no BID da CBF. Apesar do fato, o Hulk chega com o peso da tradicional camisa para mais um Campeonato Alagoano.

CSE

Retornando à elite do futebol alagoano, o CSE tem a missão de recuperar a desconfiança da torcida tricolor de Palmeira dos Índios. Após cair para a 2ª divisão em 2018, o time foi campeão em 2019 e volta querendo fazer bonito, desafiando os gigantes da capital.

O primeiro objetivo era faturar a Copa Alagoas, porém, a equipe comandada por Jaelson Marcelino não conseguiu chegar à finalíssima. Na última rodada, até ficou perto de chegar lá ao sair na frente do Murici, mas terminou o jogo com o 2x2 no marcador. Agora, a tentativa é terminar ao menos na 3ª posição para tentar a vaga na Copa do Brasil de 2021.

JACIOBÁ

Considerado a grande surpresa da edição de 2019, o Jaciobá tem o Campeonato Alagoano como refúgio para um ano que não começou nada bem. O até então presidente do clube, Jorge Gonzaga, foi retirado do cargo pelo conselho do clube por suspeita de fraude nas eleições. Nisso, o Azulão do Sertão teve muitas dificuldades para montar um elenco qualificado para 2020.

A dificuldade resultou em um fraco desempenho na seleta Copa Alagoas, onde o time de Pão de Açúcar terminou na lanterna, sem uma vitória sequer. Para uma temporada com ainda a Série D a participar, o Estadual aparece como obstáculo e o desafio maior é não terminar a competição rebaixado.

CEO

Sorrateiro, o Tricolor de Olho d’Água das Flores chega para ser intitulado como “time chato” do campeonato. Assim ele ficou conhecido na Copa Alagoas, onde disputará a final contra o ASA. Em toda a campanha no torneio, a equipe sertaneja foi derrotada apenas uma vez, ganhou duas e empatou outra partida. 

MURICI

Campeão alagoano em 2010, o Murici vai disputar o Campeonato Alagoano em homenagem ao ex-goleiro Dias, vítima de infarto em dezembro de 2019. Usando a figura do ídolo como fortaleza, o Verdão da Mata vai para a briga contra os demais tradicionais clubes do Estado. Sem sucesso na Copa Alagoas, todas as fichas do Murici estão na mesa de apostas para o Estadual.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias desta edição