Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Esportes

CONMEBOL TEM PROTOCOLO PARA A RETOMADA DO FUTEBOL

Entidade busca caminhos para a volta das competições no continente

Por GLOBOESPORTE.COM | Edição do dia 03/07/2020

Matéria atualizada em 03/07/2020 às 04h00

Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez falou sobre protocolo criado para a volta das competições
Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez falou sobre protocolo criado para a volta das competições | EFE

Na reunião da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, foi convidado para detalhar o que vem sendo feito pela entidade, que busca caminhos para voltar com o futebol no continente: não há datas estabelecidas para a volta de competições, os jogos serão inicialmente sem público e já há um protocolo elaborado para o regresso da Libertadores e Copa Sul-Americana.

De acordo com Domínguez, esse protocolo foi aprovado pelos dez membros da entidade e enviado para avaliação dos ministros da saúde de cada país. Apesar de não detalhar todas as medidas, ele garantiu que os jogos vão voltar sem público e que as viagens de delegações são objeto de estudo.

“É o primeiro passo de um processo gradual, que se iniciará com jogos sem público. Nossa intenção não é voltar da noite para o dia à normalidade pré-pandemia”.

Ele ressaltou a importância econômica que o futebol tem na vida de várias pessoas. No Brasil, por exemplo, essa indústria representa 0,72% do PIB nacional, de acordo com relatório da CBF produzido pela consultoria EY, apresentado em dezembro de 2019. Domínguez garantiu que tem o desejo de retomar os torneios, mas que a prioridade deve ser a saúde dos envolvidos nos jogos.

“O futebol profissional e semiprofissional é uma indústria que provê o sustento de incontáveis famílias de todo o continente. Que fique claro: para a Conmebol, a saúde e a vida estão antes de qualquer outra coisa, mas esse fator também deve ser considerado”.

Mais matérias desta edição