Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Esportes

FIRMINO: DOS RACHAS À CONQUISTA DA INGLATERRA

Liverpool de Roberto Firmino e companhia acabou com um jejum que já durava 30 anos, ao sagrar-se campeão da Premier League

Por jean nascimento | Edição do dia 04/07/2020

Matéria atualizada em 04/07/2020 às 04h00

Gustavo Moura acompanhou a campanha vitoriosa do Liverpool e vibrou com o título do amigo Roberto Firmino
Gustavo Moura acompanhou a campanha vitoriosa do Liverpool e vibrou com o título do amigo Roberto Firmino | ARQUIVO PESSOAL

Ele me pedia a bola e dava um sorriso”, disse Ari. No último dia 25 de junho, o Liverpool acabou com um jejum que já durava 30 anos e além de quebrar o tabu, conquistou um título inédito. Após a derrota do Manchester City por 2 a 1 para o Chelsea, os Reds conquistaram a Inglaterra pela 19ª vez e alcançaram a glória maior da Premier League pela primeira vez. Entre os personagens principais desta conquista está um menino tímido, quieto, brincalhão e que saiu do Trapiche da Barra, em Maceió: Roberto Firmino se tornou o primeiro jogador alagoano a ganhar tal competição.

Na Escola Estadual Tarcísio de Jesus, no bairro do Trapiche, em Maceió, o presidente do conselho escolar decidiu criar a primeira equipe de futebol da escola, e entre tantos meninos, lá estava o pequeno Roberto Firmino Barbosa de Oliveira. Em casa, já que o craque residia no mesmo bairro da escola, ele se dividia entre defender o local onde estudava e atuar pelo CRB.

Entre tantos treinadores marcantes do alagoano, está Ari, o cara que deu vida a uma equipe de futebol na escola onde Firmino passou boa parte da juventude. “Eu trabalhava na secretaria da escola e quando presidente do conselho escolar decidi criar um time e ele (Firmino) participava de amistosos. Como ele jogava no CRB, em jogos oficiais ele defendia o clube”, contou.

Além deste episodio, o funcionário da Tarcísio de Jesus, revela alguns momentos do “menino traquino” nas dependências do local. “A lembrança que eu tenho do Firmino é ele indo buscar a bola na secretaria e ele tinha um jeito diferente de pedir, ele mostrava com a mão que queria a bola e dava um sorriso”, contou Ari.

Difícil era controlá-lo quando estava em horário de aula, o pequeno não pensava em outra coisa a não ser jogar bola. “Na maioria das vezes eu não dava porque era hora de aula, mas em outras vezes quando não tinha aula os alunos organizavam um racha por ali. Ele gostava muito de jogar na escola”, disse.

E foi num campeonato bastante conhecido dos alagoanos que Roberto Firmino deu início ao sonho de se tornar um grande jogador de futebol. No Campeonato Infantil do Sesi, o alagoano defendeu o CRB e mesmo tímido ele provocava os amigos da escola quando o assunto era esta competição. O Galo e a Escola Tarcísio de Jesus acumulavam bons resultados, até que o craque alagoano se viu “na fogueira”, pois teria que enfrentar a sua escola.

Após três temporadas nas categorias de base do Galo da Praia, o centroavante teve que se despedir de sua terra natal e rumou até Florianópolis para defender o Figueirense. Lá, o maior sonho da vida do garoto maceioense se tornou realidade. Aos 18 anos, o “Firma” iniciou uma trajetória de muito sucesso no futebol mundial. Em seguida, foi para a Alemanha defender Hoffenheim, onde ficou por cinco temporadas. Além de várias convocações para a Seleção Brasileira participando de Copa do Mundo e conquistando a Copa América em 2019. Qual seria o próximo destino do agora adulto de sorriso largo e chamativo? Anfield.

Roberto Firmino Barbosa de Oliveira chegou ao Liverpool para fazer história. Conquistou tudo com a camisa vermelha, mas um título ainda faltava: a Premier League. Após conquistar o Mundo em 2019, chegou a vez de a Inglaterra ficar “Red”.

De Alagoas, um cara especial para Firmino acompanhou a campanha vitoriosa da equipe inglesa e vibrou com a conquista do amigo, que foi motivo de orgulho para a terra natal. “É um orgulho que não tem tamanho. Um alagoano que saiu de baixo é uma estrela. Eu sou azulino azul, mas meu coração também tem o Liverpool por causa do Firmino”, disse Gustavo Moura.

Marca registrada de Firmino, o sorriso do craque brasileiro é do tamanho de seu coração. Gugashow, como é chamado, elenca as qualidades do jogador. “É uma estrela mesmo, é um atleta muito dedicado, além dos treinos no clube, se cuida muito na alimentação, praticamente não bebe e agora que se entregou a Jesus não bebe de fato, é um paizão. Para mim é um orgulho”, elogiou Guga.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias desta edição