Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Esportes

GRÊMIO E PALMEIRAS FAZEM DUELO INÉDITO

Primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil será neste domingo (28), às 16h, na Arena do Grêmio

Por GLOBOESPORTE.COM | Edição do dia 26/02/2021

Matéria atualizada em 26/02/2021 às 04h00

Grêmio e Palmeiras disputam final pela primeira vez com histórico de duelos marcantes
Grêmio e Palmeiras disputam final pela primeira vez com histórico de duelos marcantes | Cesar Greco/Ag Palmeiras

Grêmio e Palmeiras farão um duelo inédito na decisão da Copa do Brasil. As duas equipes vão se enfrentar em uma final pela primeira vez na história, o que não deixa de ser curioso diante da quantidade de vezes que os times já cruzaram em mata-matas.

Quem tem pouco mais de 30 anos tem bem vivo na memória o auge dessa rivalidade na década de 1990, quando gaúchos e paulistas brindaram os torcedores com alguns duelos épicos, marcados por gols, reviravoltas e nervos à flor da pele.

No retrospecto geral, o Palmeiras leva vantagem, com 38 vitórias, contra 20 do Grêmio e 33 empates. Mas quando o assunto é mata-mata, o time gaúcho está na frente, com sete classificações contra cinco do time paulista.

A final desta Copa do Brasil será o 13º duelo eliminatório entre ambos. O primeiro jogo será neste domingo (28), às 16h, na Arena do Grêmio. A decisão será no fim de semana seguinte, às 18h, no Allianz Parque, em São Paulo.

Os primeiros embates entre Grêmio e Palmeiras em duelos eliminatórios foram registrados nos anos 1960. E com ampla superioridade do Verdão, que naqueles anos tinha um timaço apelidado de Academia do Futebol, com nomes como Valdir de Morais, Djalma Dias, Djalma Santos, Julinho, Ademir da Guia e outros. Foram três confrontos pela Taça Brasil, recentemente reconhecida como Brasileirão. O Palmeiras levou a melhor em todos, o último em 1967, quando foi campeão.

Mais matérias desta edição