Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Esportes

OLIMPÍADAS: PFIZER FAZ ACORDO PARA VACINAÇÃO

Laboratórios Pfizer e BioNTech chegaram a um acordo com o COI para fornecer vacinas contra a Covid-19 aos atletas e membros das delegações no Jogos de Tóquio

Por G1 | Edição do dia 07/05/2021

Matéria atualizada em 07/05/2021 às 04h00

Pfizer fez acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio, que deve ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto
Pfizer fez acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio, que deve ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto | Eugene Hoshiko/AP

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nessa quinta (6) que chegaram a um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer vacinas contra a Covid-19 aos atletas e membros das delegações das Olimpíadas de Tóquio.

As empresas anunciaram que as primeiras entregas de vacinas começarão no fim de maio, para que as delegações recebam a 2ª dose antes de desembarcar em Tóquio.

Os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto deste ano e os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro.

O comunicado dos dois laboratórios também menciona “delegações”, o que sugere a inclusão de um grupo importante de pessoas além dos atletas, como técnicos, funcionários de logística e auxiliares. O COI não tornou a vacinação contra a Covid-19 obrigatória, mas a recomenda aos participantes. A vacina contra a Covid desenvolvida e produzida pela Pfizer e BioNTech tem mais de 90% de eficácia e precisa ser armazenada a -70ºC.

A Olimpíada foi adiada em um ano devido à pandemia e deve receber quase 11 mil atletas de todo o mundo. Tanto o COI quanto o governo japonês têm sido criticados e pressionados a cancelarem a Olimpíada devido à pandemia, o que já foi descartado várias vezes por ambos. O comitê já disse que a Olimpíada vai ocorrer “independentemente da pandemia”.

Os organizadores garantem que os Jogos de Tóquio serão um evento seguro, mesmo sem a vacinação, mas o acordo representa também uma resposta às críticas.

Mais matérias desta edição