Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Esportes

SELEÇÃO FEMININA INICIA SUA JORNADA EM TÓQUIO

Time comandado por Pia Sundhage joga nesta quarta (21), às 5h (de Brasília), contra a China

Por Gazeta Esportiva | Edição do dia 21/07/2021

Matéria atualizada em 21/07/2021 às 04h00

Seleção feminina do Brasil segue treinando em busca do ouro em Tóquio
Seleção feminina do Brasil segue treinando em busca do ouro em Tóquio | Sam Robles/CBF

O pontapé inicial do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio será dado pela Seleção Feminina de futebol. Liderado pela Rainha Marta, o time comandado por Pia Sundhage joga nesta quarta (21), às 5h (de Brasília), contra a China, em Miyagi.

O chefe de missão Marco La Porta ressalta o simbolismo da estreia, que “acontece em um momento em que a gente tem, dentro do COB, introduzido o programa da mulher no esporte olímpico”, comenta.

Por conta disso, segundo ele, é importante começar “com o futebol feminino, que nos deu duas medalhas olímpicas e tem jogadoras como Marta e Formiga, que tanto representam a mulher no esporte”.

Bicampeã olímpica com os EUA (em 2008 e 2012), a técnica sueca Pia Sundhage falou sobre a pressão acerca do primeiro duelo.

“Eu espero que todas nós façamos um esforço para dar o nosso melhor e atingir nossa melhor performance, isso para mim significa colocar em prática o que temos trabalhado. Vamos ver como as atletas irão lidar com essa pressão”, analisa Pia.

“Nessa reta final, nosso objetivo é nos organizar para fazer mais gols. É muito importante ganhar confiança nas finalizações. O foco principal é o ataque, precisamos entender como quebrar a defesa dos adversários e estabelecer uma maior conexão nas jogadas. Temos boas jogadoras e sei que vamos fazer o melhor”, afirma Pia.

Ao lado de EUA e Suécia, o Brasil mantém um recorde nos Jogos Olímpicos. Desde a inclusão do futebol feminino, em 1996, a Seleção disputou todas as edições do torneio. Ao todo, foram duas medalhas de prata, em Atenas-2004 e Pequim-2008.

Mais matérias desta edição