Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Bela marca

CSA: GEOVANE E YURI NA LISTA DOS 7 MELHORES VOLANTES DA SÉRIE B

Ambos são essenciais no sistema tático de marcação de Mozart, que deve escalar os dois contra o GE Brasil, último compromisso do ano

Por Shelton Melo | Edição do dia 25/11/2021

Matéria atualizada em 25/11/2021 às 04h00

Em 34 jogos como titular, Geovane é o 5º colocado, com 65 passes certos e só 13 errados
Em 34 jogos como titular, Geovane é o 5º colocado, com 65 passes certos e só 13 errados | Augusto Oliveira - Ascom CSA

Os volantes são jogadores fundamentais no futebol de campo. Sem gol não se vence e é deles, especialmente, a responsabilidade de marcar no meio do gramado, roubar a bola dos adversários, matar jogadas quando necessário e dar passes precisos. Ou seja, são cruciais tanto na defesa quanto no ataque. No CSA, Geovane e Yuri vêm desempenhando muito bem esta função.

Tanto é verdade que ambos estão na lista dos 7 melhores classificados na Série B do Brasileiro da temporada no quesito desarme, segundo o site FootStats. Em 34 jogos como titular, Geovane, camisa 5, é o 5º colocado, com 65 passes certos e apenas 13 errados, o que equivale à média de 1.91 e 83.3% de aproveitamento.

Por sua vez, em 28 partidas pelo Azulão, Yuri, camisa 25, se encontra na 7ª posição, com 63 intervenções bem sucedidas, contra 14 desarmes errados. Assim, os números representam 81.82% de rendimento e média de 2.25, isso devido à quantidade menor de jogos disputados.

OUTRAS POSIÇÕES

Natanael, do Coritiba, lidera a lista, com 79 desarmes certos e 11 equivocados; Zé Matheus (77 e 8), do Sampaio Corrêa, é o segundo colocado; Bruno Silva (73 e 7), do Avaí, aparece na 3ª posição; e Raldney (68 e 8) e Bryan (64 e 8), ambos do Náutico, ocupam o 4º e o 6º lugares, respectivamente.

Vale ressaltar que não se trata apenas de esmiuçar números, senão falar de resultados que refletem as boas atuações dos jogadores supracitados, atuações que contribuíram para o CSA se encontrar, no momento, na 6ª posição, com 59 pontos, e ainda sonhar com o acesso (resta uma rodada para o fim do torneio), mesmo dependendo de outros resultados.

Dentro das quatro linhas, tanto Geovane como Yuri também balançaram a rede adversária e deram assistência. O primeiro marcou o único gol pelo clube, até então, no triunfo sobre o Operário-PR, por 2 a 0, no dia 17 de julho, pela 12ª rodada. Depois, deu o passe para o tento de Iury Castilho, na vitória azulina sobre o Botafogo, pelo mesmo placar, em setembro, na rodada 25.

Já Yuri tem sido um pouco mais decisivo no sistema ofensivo. Em outras palavras, conseguiu marcar três gols, no período que o time marujo vinha de seis partidas de invencibilidade, e também atuou uma vez como garçom.

Neste sentido, participou diretamente do gol de Lucão na conquista suada, por 2 a 1, sobre o Vitória, em Maceió. Posteriormente, deixou sua marca nos triunfos sobre Londrina (0 a 2), fora de casa; também na partida contra o Fogão (2 a 0), no Trapichão; e sobre o Cruzeiro (2 a 1), em Belo Horizonte. Pelo o que vem fazendo em campo, os dois devem estar nos planos da futura comissão técnica do Azulão para a temporada 2022.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias desta edição