Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Ficou no quase

SÉRIE B: CSA FOI VICE-CAMPEÃO SIMBÓLICO DO SEGUNDO TURNO

Time de Mozart só ficou atrás do campeão Botafogo, na metade final do campeonato

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 03/12/2021

Matéria atualizada em 03/12/2021 às 04h00

No total, Azulão do Mutange conseguiu 18 vitórias na Série B, sendo dez delas no segundo turno
No total, Azulão do Mutange conseguiu 18 vitórias na Série B, sendo dez delas no segundo turno | Ailton Cruz

O acesso do CSA quase veio, ficando literalmente a alguns minutos de acontecer. Apesar disso, o time alagoano conseguiu terminar a Segundona no 5º lugar, com 60 pontos, uma campanha magnífica levando em consideração o primeiro turno bem abaixo. Porém, na reta final da Série B, o Azulão surpreendeu e terminou com o segundo lugar simbólico do returno.

A campanha azulina no segundo turno só foi superada pela do Botafogo, campeão da Série B 2021. Enquanto o Bota fez 41 pontos, o time marujo fez 34, com 10 vitórias, quatro empates e apenas cinco derrotas. A campanha, inclusive, deu 59,6% de aproveitamento nos 19 jogos finais. Esse aproveitamento, inclusive, se fosse revertido nas 38 rodadas, serviria para o CSA ser vice-campeão geral.

Um dos principais fatores para esta mudança foi a chegada do técnico Mozart, que assumiu o time na 22ª rodada, no empate de 0 a 0 com o Vila Nova. Foi o profissional que conquistou as 10 vitórias do returno, além de ter apenas três derrotas e outros quatro empates. Sendo responsável por 100% dos pontos conquistados.

Em termos comparação, dos 60 pontos conquistados pelo Azulão na Série B de 2021, mais da metade foi na era Mozart, ou seja, no segundo turno. Foram 34 na reta final, contra 28 nas primeiras 19 rodadas, onde, inclusive, o CSA frequentou a zona do rebaixamento. O crescimento do CSA de Mozart não foi à toa, já que junto dele, outros atletas também cresceram bastante de produção. A maior prova disso é o ataque, que no primeiro turno só marcou 20 gols, porém, nas 19 finais, foram feitos 28 gols. Esse crescimento se deu, também, quando Dellatorre desandou a marcar gols.

O camisa nove virou o turno com apenas três gols marcados, e conseguiu encerrar a competição com 12 gols, sendo o 4º no ranking de artilheiros da Série B. Ficou atrás apenas de Edu (17), Léo Gamalho (16) e Rafael Navarro (15).

A defesa foi o único quesito em que houve uma pequena piora, porém, pouco efetiva. No primeiro turno foram apenas 16 gols sofridos, contra 17 do segundo turno. Em termos de tabela, o CSA terminou a 19ª rodada em 10º lugar, quando no final do campeonato teve a proeza de ficar em quinto, pelo segundo ano seguido.

CASTILHO DE SAÍDA?

Um dos principais nomes na temporada azulina, o atacante Iury Castilho tem seu nome ventilado em outros clubes do futebol brasileiro, como Coritiba e Vasco da Gama.

Com o contrato de empréstimo com a Portimonense se encerrando em breve, ainda não se sabe o futuro do atleta. A Gazeta de Alagoas entrou em contato com o clube português, entretanto, não obteve resposta até o fechamento desta edição.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias desta edição