Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5702
Esportes

MACEIÓ SERÁ SEDE DE DOIS MUNDIAIS UNIVERSITÁRIOS

De 6 a 10 de setembro, competições são gratuitas e abertas ao público, e esperam cerca de 500 participantes de 25 países

Por Fernanda Medeiros | Edição do dia 13/08/2022

Matéria atualizada em 13/08/2022 às 04h00

Vôlei de praia será uma das atrações dos dois Mundiais Universitários que ocorrerão em setembro, em Maceió
Vôlei de praia será uma das atrações dos dois Mundiais Universitários que ocorrerão em setembro, em Maceió | Assessoria

A Praia de Pajuçara, em Maceió, será palco de dois Campeonatos Mundiais Universitários: de vôlei de praia e de triatlo, de 6 a 10 de setembro. Gratuitos e abertos ao público, ambos esperam cerca de 500 participantes de 25 países, entre atletas, chefes de delegação, técnicos, árbitros, voluntários e comitê organizador. A organização é da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).

O Mundial Universitário de Vôlei de Praia seria inicialmente em Lake Placid (EUA), mas foi conferido ao Brasil pela FISU em 2022. O evento será de 6 a 10 de setembro, dez anos após Maceió ter sediado o mesmo mundial, em 2012. Já o de Triatlo está confirmado no Brasil desde 2020. A disputa deste ano será nos dias 9 e 10 de setembro, no feminino, masculino e revezamento misto, na distância sprint: 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Segundo normativa da FISU, podem participar estudantes atletas de todo o mundo, de 18 a 25 anos, regularmente matriculados em uma instituição de Ensino Superior.

“Desde 2008 o Brasil entrou na rota dos mundiais universitários. De lá para cá, a cada 2 anos (anos pares, anos de mundiais) o Brasil é sede de pelo menos uma das mais de 30 modalidades que a FISU realiza. Este ano será ainda mais especial, pois realizaremos dois mundiais após um período de interrupção causado pela pandemia de Covid”, disse o presidente da CBDU, Luciano Cabral

Mais matérias desta edição