Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5595
Esportes

CSA UTILIZOU 52 JOGADORES DIFERENTES DURANTE ESTE ANO

Montagem do elenco azulino passou por diversas transformações nesta temporada

Por Guilherme Nobre | Edição do dia 18/11/2023

Matéria atualizada em 18/11/2023 às 04h00

CSA utilizou um caminhão de jogadores durante toda esta temporada: um total de 52 atletas
CSA utilizou um caminhão de jogadores durante toda esta temporada: um total de 52 atletas | Morgana Oliveira/CSA

O ano de 2023 está quase no fim e é difícil o torcedor do CSA lembrar de algum momento marcante. A temporada passou por turbulências incontáveis e o reflexo disso foi na montagem do elenco, que passou por diversas transformações. Tanto que o ano futebolístico acabou e o Azulão atingiu a marca de 52 jogadores utilizados.

E o número assusta pelo fato de o clube manter uma regularidade em seu elenco nos últimos anos, trocando poucos atletas. O número superou até mesmo 2022, ano do rebaixamento para a Série C, quando o Azulão teve 49 jogadores utilizados.

E não apenas os jogadores foram mudando ao longo do ano. A temporada teve quatro técnicos contratados, além de um interino: Adriano Cabeça, Roberto Fonseca, Bebeto Moraes (interino), Vinícius Bergantin e Marcelo Cabo.

No Departamento de Futebol, mais mudanças, com a saída de Sidiclei Menezes e a chegada de Daniel Kaminski. E, por pouco, a presidência executiva também não teve mudanças, já que Rafael Tenório ameaçou deixar o cargo. Em seu período de licença, Mírian Monte assumiu interinamente. Uma das explicações para o número alto de atletas utilizados está na troca de comando, após o Alagoano. Com a campanha pífia, a diretoria trocou parte do elenco. Medalhões como Xandão e jovens como João Felipe, Rodriguinho e Kaio Nunes foram embora.

No segundo semestre, praticamente um elenco novo foi formado. Porém, antes disso, alguns garotos da base chegaram a ser utilizados, principalmente na rodada final da Copa do Nordeste, quando o CSA encontrava-se eliminado. Na época, Ramires, Gabriel Oliveira e Dedé atuaram.

A maioria desses 52 atletas atuou em poucos jogos. Abner Vinícius, por exemplo, chegou na reta final da Série C e entrou apenas em dois jogos. Rodrigo Rodrigues, Douglas e Gabriel Tonini eram remanescentes do ano passado e fizeram poucos duelos no início do ano. A posição que teve menos trocas foi a de goleiro. Apenas Paulo Ricardo e Dalberson foram utilizados. Mas no meio e no ataque, a lista é grande. Cada uma dessas posições teve 16 atletas diferentes, contando volantes, meias, pontas e centroavantes.

A LISTA

Goleiros: Dalberson e Paulo Ricardo. Laterais: Éverton Silva, Cedric, Ernandes, Pará, Arnaldo, Celsinho, Rhuan, Erik e Jonathan. Zagueiros: Rafael Forster, Douglas, Thales, Xandão, Paulo César, Lucas Ryan, Ednei, Gabriel Oliveira e Tito. Meias: Tomas Bastos, Bruno Matias, Moisés Ribeiro, Almir Luan, Geovane, Yago Henrique, William Oliveira, Guilherme Rend, João Victor, João Santos, Marcel, Rodolfo, Moisés Gaúcho, Rhayner, Ramires e Gabriel Tonini. Atacantes: Taliari, Iago Teles, Kaio Nunes, João Felipe, Robinho, Ruan, Thiaguinho, Jô, Rodriguinho, Jean Carlo, Dedé, Luis Felipe, Júnior Todinho, Ray Vanegas, Rodrigo Rodrigues e Abner.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias desta edição