Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5730
SUCESSO

TORNEIO DE XADREZ NA BIBLIOTECA PÚBLICA TEM RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Evento triplica número de participantes e promove inclusão e interação entre entusiastas da modalidade

Por Da Redação | Edição do dia 11/06/2024

Matéria atualizada em 11/06/2024 às 04h00

2ª edição do Torneio de Xadrez foi realizada na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos
2ª edição do Torneio de Xadrez foi realizada na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos | Ryan Charles/Ascom Secult

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em parceria com a Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal), realizou na última quinta-feira (6) a segunda edição do seu torneio de xadrez, alcançando um recorde de participação com 60 inscritos. O evento, que triplicou o número de participantes em relação à edição anterior, foi um marco de inclusão e interação entre profissionais e amadores, promovendo a troca de conhecimento e diversão entre todos os presentes.

Supervisora da biblioteca, Mira Dantas comemorou o sucesso do evento e destacou a importância de atrair mais pessoas para conhecerem o espaço.

“Duplicamos o número de participantes do último torneio, reflexo das ações que viemos trabalhando para expandir o público da nossa biblioteca. É gratificante ver tanta gente, de todas as idades e tão diferentes umas das outras, interagindo e se respeitando através do esporte”, disse.

Mãe de Pedro Henrique, de 13 anos, que possui transtorno do espectro autista (TEA), Sheila Rodrigues também elogiou o torneio. Ela destacou a segurança e a inclusão que foram proporcionadas durante o evento. “Para nós, conviver é uma necessidade, e para uma criança com algum aspecto, ou não, exercer isso gratuitamente é muito importante. Como mãe e frequentadora da biblioteca, desejo que essas ações sejam contínuas, para que mais pessoas possam conhecer e explorar suas habilidades nesse espaço tão acolhedor”, afirmou.

PRESIDENTE

Com 25 anos de esporte, o instrutor do torneio e presidente da Fexeal, Jaime Miranda, celebrou a oportunidade de ampliar o interesse pelo xadrez em Alagoas. “É gratificante ver a evolução do xadrez no Estado. Atualmente, contamos com mais de 4 mil filiados que representam o nosso Estado em diversos campeonatos. É importante esse espaço da biblioteca estar de portas abertas para receber todos os que já praticam esse esporte, como também para os que, futuramente, possam se descobrir como jogadores”, ressaltou Jaime.

CATEGORIAS

Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição contou com as categorias Sub-18 e Melhor Feminino, incentivando a participação das crianças e das mulheres no esporte.

A campeã da modalidade, Raissa Moura, comemorou a troca de aprendizado proporcionada pela competição. “Eu jogo desde criança, mas pude aprender muito aqui até com quem está começando. É tudo muito massa e organizado, além de ser uma oportunidade de conhecer a biblioteca. E pretendo voltar para participar de outras atividades. Foi muito legal ver novas pessoas inseridas no nosso esporte através dessa competição”, afirmou Raissa.

CAMPEÃO

O grande campeão do torneio, João Paulo Galvão, destacou a importância do fomento ao esporte pelo Estado. “Fico muito feliz em ver essa nova geração tão empenhada no nosso esporte. A competição foi muito acirrada, mas foi muito bom ganhar, e espero os próximos torneios”, disse o medalhista de ouro.

A supervisora Mira Dantas relembrou as atividades regulares da instituição, como a Tarde de Jogos, que é realizada às terças e quintas-feiras, das 14h às 17 horas, no espaço Geek da biblioteca. “Realizamos a Tarde de Jogos com xadrez, dama, baralho, dominó e até RPG. É uma variedade para todos os gostos, então, fica o convite para quem quiser vir se divertir e aprender mais sobre suas habilidades”, convidou Mira.

GRATUITA

A participação na Tarde de Jogos é gratuita e não requer inscrição prévia. Os interessados podem comparecer à recepção da biblioteca, localizada na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió, e escolher a atividade desejada.

Mais matérias desta edição