Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Ano 90 Nº 5887
Chega ao fim!

BRASILEIROS CONQUISTAM MAIS MEDALHAS NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE PARIS

Paralimpíadas terminam neste domingo (8), às 15h30 (de Brasília), com grande festa na capital francesa

Por Lance! e CNN Brasil | Edição do dia 07/09/2024

Matéria atualizada em 07/09/2024 às 04h00

Talisson Glock comemora a sua 2ª medalha de ouro em Paris
Talisson Glock comemora a sua 2ª medalha de ouro em Paris | (Foto: Douglas Magno/CPB)

Após 12 dias de disputas, os Jogos Paralímpicos de Paris terminam neste domingo (8), às 15h30 (de Brasília), com uma grande festa na capital francesa. O evento que marca o fim de Paris 2024 terá transmissão no Sportv2 (TV fechada), Globoplay (streaming) e canal do Comitê Paralímpico no YouTube.

A expectativa é que a cerimônia dure cerca de 3 horas. Além de passar o bastão para Los Angeles, próxima sede dos jogos olímpicos e paralímpicos, os franceses levarão ao Stade de France grandes nomes da música eletrônica, conforme programação.

MEDALHA NA NATAÇÃO

Nessa sexta (6), Talisson Glock venceu os 400m livres S6 e conquistou a segunda medalha de ouro consecutiva na modalidade em Paralimpíadas. Com total domínio, o brasileiro finalizou a prova em 4min49s55, bateu o recorde das Américas e tornou-se bicampeão paralímpico.

Assim como nas classificatórias, Talisson não teve dificuldades de terminar a prova em 1º lugar. Ele se manteve na frente dos adversários do início ao fim e esteve a pouco mais de um segundo de bater o recorde paralímpico. O 2º lugar foi o o italiano Antonio Fantini, com 4min49s99, e o mexicano Jesus Gutierrez, com 5min07s00, completou o pódio.

JUDÔ

A judoca Alana Maldonado venceu a chinesa Yue Wang, também nessa sexta (6), na final da categoria até 70kg da classe J2 (atletas que conseguem definir imagens), nas Paralimpíadas de Paris, e ficou com o ouro. Com a medalha, Alana se torna bicampeã paralímpica no judô. Ela foi a primeira mulher brasileira a ganhar o ouro no esporte em uma paralimpíada, em Tóquio 2020.

ARREMESSO DE PESO

O brasileiro Thiago Paulino conquistou a prata no arremesso de peso em Paris nessa sexta (6). Competindo na classe F57 (competem sentados), ele atingiu a marca de 15,06m e ficou no 2º lugar, superando o terceiro lugar dos Jogos de Tóquio 2020. Com o pódio de Thiago, o Brasil chegou à marca de 200 medalhas no atletismo em Paralimpíadas. Além disso, a medalha foi a 70ª do país em Paris 2024.

Quem também ganhou medalha de prata, nessa sexta (6), foi Zileide Cassiano, no salto em distância da classe T20 (atletas de pista com deficiência intelectual). A brasileira garantiu sua melhor marca logo no primeiro salto, alcançando 5,76 metros.

Mais matérias desta edição