Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Fatos e notícias

DESTAQUES DA POLÍTICA DE ALAGOAS. 25/10

.

Por Editoria | Edição do dia 26/10/2019

Matéria atualizada em 28/10/2019 às 18h35

O governador Renan Calheiros tem travado uma luta titânica para se apresentar como uma liderança no Nordeste, primeiro passo para dar um voo mais alto na sua carreira política. Mas pouco tem conseguido nessa área, embora venha se esforçando muito nos últimos meses. Na semana passada, por exemplo, sua excelência saiu, intempestivamente, em defesa do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, como se o vizinho ilustre precisasse de uma ajuda na discussão com Bolsonaro. Calheiros aproveitou o momento para aparecer na mídia e ser protagonista de um assunto que não lhe dizia, absolutamente, respeito. Em vez de tentar exaustivamente se sobressair entre os outros governadores que insistem em trombar com o presidente da República, melhor seria que ele cuidasse de sua casa, promovendo o bem-estar de sua população.


OBSESSÃO

Quem transita pelo Palácio República dos Palmares fica impressionado com o desejo do governador Renan Calheiros de se tornar, um dia, presidente da República. No momento seu grande objetivo, para adquirir um vistoso palanque político, é o de presidir o MDB. A partir daí começar sua caminhada duvidosa para o Palácio do Planalto.


OBEDIÊNCIA

Os passos políticos do governador são acompanhados de perto pelo “Sombra”, marqueteiro oficial do Palácio que poucos têm a oportunidade de ver. Ele é quem dita as regras, independentemente da vontade da Secretaria de Comunicação. Só não se sabe, até agora, é de onde vem o generoso pagamento da figura que faz a ponte São Paulo-Maceió-São Paulo.


PRESSÃO PALACIANA

A diretoria da Desenvolve recebeu pressão para colocar, em seus quadros, a figura do Eduardo Brasil, vulgo Dudu Brasil como é chamado na intimidade. A pressão veio de cima para ele assumir a Diretoria Executiva Operacional da empresa, mas, com um currículo que não faz inveja a ninguém, certamente não terá seu nome autorizado pelo Banco Central.


ALGUÉM SABE?

Depois que a Folha de São Paulo divulgou estudo pelo qual qualifica a gestão de Alagoas como ineficiente, Renan Calheiros conseguiu um “prêmio” de “boas práticas”. Quem premiou foi uma empresa desconhecida, que se apresenta pela sigla CLP, PCC,... Ou será PVC?


MUITO ESTRANHO

Enquanto o governo deixa de usar R$ 235 milhões disponibilizados pelo governo federal, Renan Calheiros Filho resolve endividar o Estado em mais meio bilhão de reais. E o governador não fez nenhuma “live” para explicar aos alagoanos esse empréstimo milionário.


ELE SUMIU

Até agora ninguém sabe o paradeiro do coronel Pinheiro, ex-comandante da Polícia Militar, flagrado com a bagatela de R$ 1 milhão quando viajava de carro em terras mineiras. Ninguém sabe dele, de quem era a grana transportada clandestinamente e quem seria o beneficiário.


LUTO

O radialista e jornalista alagoano Miguel Torres faleceu na tarde de sexta-feira, 25, aos 59 anos. Ele sofreu complicações após cirurgia para retirada de um tumor benigno no cérebro. Torres passou pelas principais empresas de comunicação do Estado – incluindo a TV Gazeta, da Organização Arnon de Mello (OAM) – e ocupou cargos de chefia, reportagem, produção e apresentação de telejornais. Também atuou como assessor de imprensa de vários órgãos. O sepultamento será neste sábado (26), às 14h, no Memorial Parque Maceió, no bairro Benedito Bentes. Ele era casado e tinha cinco filhos e dois netos.


» A reunião da Desenvolve para discutir a nomeação de Dudu Brasil e as inadimplências que a empresa enfrenta ficou para segunda-feira, dia 28, às 10h, na sede do órgão, na Rua Deputado José Lages, 972, Ponta Verde. » Depois do aparecimento das manchas de óleo no litoral alagoano, a situação dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro saiu da ordem do dia. E o drama, ali, continua, sem solução aparente. » Aviso aos estatísticos do governo: os assassinatos, assaltos a ônibus e vans cresceram na última semana em todo o Estado. » Já bastante endividado, o Estado busca novos empréstimos milionários. Pelo visto, a farra vai ser muito boa.

Mais matérias desta edição