Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
FATOS & NOTÍCIAS

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN16012020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 16/01/2020

Matéria atualizada em 16/01/2020 às 06h00

Se o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, decidisse se filiar ao PSDB para disputar a eleição para prefeito de Maceió, seria muito bem-vindo, mas, no caminho, existe uma pedra, que seria o presidente regional do partido, senador Rodrigo Cunha. Enquanto o senador não faz segredo de que o seu candidato seria o deputado federal JHC, o prefeito de Maceió não quer nem ouvir falar no nome. Esse impasse pode terminar num racha entre Cunha e Rui Palmeira, que têm opiniões completamente diferentes, embora ambos sejam os comandantes dos tucanos na capital e no interior.

Por parte de Rui, o nome de Alfredo Gaspar seria importante para disputar uma eleição majoritária, embora Ronaldo Lessa também apareça na área como uma opção para ganhar as eleições em outubro e derrotar o candidato do Palácio República dos Palmares. Mas no caminho tem uma pedra.


DISTANTE

Está cada vez mais longe de o prefeito Rui Palmeira assinar o aumento nos reajustes das passagens proposto pelo Conselho de Trânsito. Sem cumprir requisitos básicos do contrato, como a renovação da frota todos os anos e recolhimento de impostos, não há por que o aumento seja concedido. Na cola, o Ministério Público, que acompanha o desenrolar dos acontecimentos.


ROMBO NOS COFRES

É grande a expectativa sobre os inquéritos instaurados pela Polícia Federal para apurar os desvios milionários na Secretaria de Saúde que beiram os R$ 30 milhões. A justiça deve recebê-los nos próximos dias e pode trazer ainda muitas surpresas depois da análise de centenas de documentos. No meio da embrulhada, a filha do vice-governador Luciano Barbosa, Lívia Barbosa.


CINCO OPERAÇÕES

O governo de Renan Filho, que bateu o maior recorde de operações da Polícia Federal, pode se complicar ainda mais daqui pra frente. Os depoimentos colhidos até agora apontam para novas falcatruas na administração pública.


ANÚNCIO

O prefeito Rui Palmeira pode anunciar a qualquer momento uma nova aliança com o ex-governador Ronaldo Lessa, cujo nome está sendo comentado para disputar as eleições de outubro. Politicamente bem situado em Maceió, Lessa poderia ser um dos nomes para enfrentar o candidato de Renan Filho.


CARNAVAL EM MACEIÓ

Maceió está entre os destinos mais desejados por turistas que buscam um local para curtir os dias de carnaval. Pesquisas realizadas pelo Hotel Urbano, uma das maiores agências de viagens online do País, e pelo Google apontam a capital alagoana como um dos destinos em alta para a Festa de Momo. Nos levantamentos, Maceió desponta na 7ª e 12ª posição dos respectivos rankings nacionais, desbancando destinos já consolidados.


PONTAPÉ NA FOLIA

Frevo, cultura, carnaval e literatura vão invadir o bairro histórico de Jaraguá. O pontapé inicial na folia será dado pelo Pinto da Madrugada. Nos dias 17 e 18 de janeiro, o maior bloco de pré-carnaval do Nordeste estará encerrando a Batucada Literária, evento promovido pela Ufal em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) da Prefeitura de Maceió.


PONTAPÉ NA FOLIA 2

O cortejo ocorrerá na sexta e no sábado, às 21h, saindo do IPHAN (Rua Sá e Albuquerque - principal de Jaraguá) e indo até o Rex Jazz Bar. Além disso, haverá feira literária, com lançamentos de livros, rodas de conversa e programação artística. Nos dois dias, o frevo animado do Pinto da Madrugada estará presente encerrando o evento.


» O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) de Arapiraca mudou de endereço e agora passa a funcionar na Rua Governador Luiz Cavalcante, número 1150, no bairro Alto do Cruzeiro. O serviço é gratuito. A vítima pode ir ao local ou buscar ajuda através do número (082) 999912443. O sigilo é garantido.

» Um caso de tuberculose assustou socioeducandos e infratores na Unidade de Internação Masculina (UIM), em Maceió, ontem. Diagnosticado com a doença, um menor iniciou o tratamento necessário e foi internado em uma unidade no Hospital Escola Helvio Auto, especializado em doenças tropicais. Equipe da Saúde descartou possível surto da doença na unidade.

Mais matérias desta edição