Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN21012020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/01/2020

Matéria atualizada em 21/01/2020 às 06h00

Magoado, o ex-governador Ronaldo Lessa inicia, a partir de agora, uma cruzada contra o Palácio República dos Palmares e passa a ser oposição ao governo de Renan Filho, que não cumpriu compromissos nem políticos, nem administrativos, diz ele.

Isso quer dizer que Ronaldo elegerá como seu principal adversário nas eleições de outubro o governador Renan Filho, que procurou, entre tantas outras coisas, decretar sua morte política prematuramente. Nas páginas da Gazeta no último domingo, o ex-governador não poupou críticas ao governador e assegurou que não faz e nem fará mais parte do seu grupo político.

Para ele, Renanzinho não cumpre compromissos e melou até um acordo do Chapão nas eleições passadas para viabilizar sua permanência na Câmara dos Deputados, o que considera como uma traição.


CORDA NO PESCOÇO

Articulando para somar numa composição para prefeito de Maceió como candidato a vice, o secretário do Turismo do Estado, Rafael Brito, pode ser expulso do PDT por infidelidade partidária.


DESVIO DE FINALIDADE

Ronaldo Lessa, o criador do Fecoep destinado para a erradicação da pobreza, ver os recursos serem desviados principalmente para obras físicas e que fazem a festa das empreiteiras. Compromisso com a pobreza não é a prioridade do governador, diz Lessa.


ABANDONADO

Ex-secretário da Agricultura, Lessa se revela decepcionado com o abandono do Canal do Sertão e denuncia que este governo de Renan Filho não se esforçou para realizar projetos nem para os pequenos agricultores, tampouco para os grandes.


O FIM

Parece que desta vez não tem volta. Traído e decepcionado, Ronaldo Lessa decidiu acabar de uma vez por todas com a aliança que mantinha com a família Calheiros, ou seja, Renan pai e Renan Filho. Agora, quer ser protagonista numa candidatura à prefeito de Maceió mais aliada à esquerda.


AJUDA HUMANITÁRIA

A Braskem está iniciando o processo para absorver o pagamento do valor da Ajuda Humanitária, previsto no Termo de Acordo Para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco, celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual e a própria empresa.


AJUDA HUMANITÁRIA 2

Os beneficiários do lote 1 receberam a 12ª parcela da Ajuda Humanitária do Governo Federal no mês de dezembro, encerrando, assim, o repasse de recurso federal previsto na renovação.


PLACAS

Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do País. O prazo atende ao estipulado em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de placas de Identificação Veicular.


PLACA 2

A nova placa – que apresenta o padrão com quatro letras e três números – será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo.


» A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) manifestou ontem, em nota, preocupação com relação ao reajuste de 12,84% do piso nacional do magistério para o período 2020.

» Segundo a AMA, s situação causa inquietação aos gestores públicos, porque, vários municípios já investem um valor acima do que é proposto na constituição federal na pasta da educação.

» Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação.

» Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos os novos prefeitos e vereadores.

Mais matérias desta edição