Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN23012020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 23/01/2020

Matéria atualizada em 23/01/2020 às 06h00

A denúncia de históricas irregularidades no Hospital Geral do Estado pelo Conselho Estadual de Saúde demonstra claramente a inapetência e o descaso das autoridades com o maior hospital de urgência de Alagoas.

Entra ano e sai ano e os problemas crônicos nunca são resolvidos, a partir da falta de medicamentos básicos, equipamentos e de alimentação de qualidade para pacientes e acompanhantes. Afora isso, o sistema de ar condicionado é precário principalmente na área neonatal pondo em risco a vida de crianças, esgotos pelos corredores, extintores de incêndio com prazo de validade vencido e outras demandas reprimidas.

A direção do HGE como sempre nega irregularidades, mas admite nas entrelinhas da nota divulgada na semana passada, morosidade na compra de novos equipamentos e falta de agilidade na obtenção de materiais indispensáveis às urgências e emergências. Um caso para o Ministério Público investigar.


ENVOLVIDA EM CORRUPÇÃO

Os atos de corrupção envolvendo o Hospital Geral do Estado, como caso de órteses e próteses que engaiolou até a filha do vice-governador Luciano Barbosa, também devem ter contribuído para as dificuldades por que passa o HGE. Um caso mesmo de polícia.


COLAPSO

Se a Justiça obrigar às empresas de ônibus a pagarem mais de R$ 90 milhões em débitos do ISS, o sistema coletivo da capital pode entrar em colapso. Sem renovar a frota como reza o contrato feito com o município, às empresas ainda tentam dar calote nas obrigações fiscais, o que leva a crer que a situação ainda pode piorar muito.


RETA FINAL

Esquecida há algum tempo, a Casal volta ao noticiário depois da reedição da nova lei das PPPs feita pelo governador Renan Filho. Agora, mais do que nunca, a Casal está prestes a ser privatizada, o que deve acontecer ainda este ano. Independentemente de demitir servidores ou não, o projeto vai de vento em popa e parece até ser uma obsessão por parte do governo do Estado.


PROJETO

O Projeto de privatização nessa área de água e saneamento é capitaneado pelo ex-ministro e secretário de Renan Filho, Maurício Quintella, que ignora a situação das centenas de famílias que deverão ser prejudicadas com a venda da empresa. Quem for podre que se quebre, tem confidenciado assessores próximos do governador sobre a privatização da Casal.


LACRE

A SMTT lacrou ontem mais treze ônibus que estavam circulando de forma irregular em Maceió. Desta vez a ação atingiu a empresa São Francisco. Os veículos apreendidos estavam com a idade acima do que é permitido pelo edital de licitação do transporte público da capital. Os ônibus lacrados estão retidos na garagem da concessionária e não poderão mais circular pela cidade.


CHOQUE

Durante passeio de jangada em São Miguel dos Milagres, no último domingo, a arquiteta paulista Camila Vieira Santos recebeu um forte choque elétrico quando a embarcação passou próximo a uma ponte onde havia fios desencapados. Ao usar o celular, o campo magnético formado pelos fios de alta tensão foi capturado pelo aparelho. Camila levou um choque fortíssimo e caiu no mar desacordada.


CHOQUE 2

O jangadeiro pulou na água, pegou a arquiteta, fez massagem cardíaca e conseguiu ressuscitá-la. Ela sofreu queimaduras nos braços e nos pés e passou por exames em São Paulo.

» Um ônibus escolar foi incendiado, na manhã desta quarta-feira (22), dentro de uma garagem municipal de São José da Laje, Zona da Mata de Alagoas. Não há informações sobre o que pode ter provocado o sinistro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. » Um homem foi preso injustamente em Marechal Deodoro, após sair do trabalho e pegar um táxi que havia sido roubado e estava sendo guiado pelo assaltante » O veículo foi abordado pela Polícia Militar e a vítima acabou ficando em meio a uma troca de tiros, sendo presa por suposta participação no crime. O fato aconteceu no último dia 12. J.C.N.S. acabou baleado durante a troca de tiros e foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE).

Mais matérias desta edição