Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
FATOS & NOTÍCIAS

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN25012020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 25/01/2020

Matéria atualizada em 25/01/2020 às 06h00

A permanência do prefeito Rui Palmeira no PSDB está com os dias contados, embora assessores muito próximos evitem tratar do tema publicamente. Isso tem relação direta com o candidato que vai disputar a prefeitura de Maceió nas eleições de outubro. Embora não confirme tal decisão, o partido ficou pequeno para ele, Rui e o senador Rodrigo Cunha, que ainda não tirou da cabeça apoiar o deputado JHC para se candidatar a prefeito na capital. O destino de Rui, especula-se nos bastidores, seria o Podemos, que hoje é presidido por Tácio Melo, um dos principais auxiliares dele na prefeitura de Maceió. O assunto, entretanto, é tratado com reservas, projeto que será revelado no próximo mês de fevereiro.

A provável ida de Rui Palmeira para o Podemos pode ser uma arrumação política para abrigar, numa aliança, o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, que se desincompatibilizaria do cargo para disputar a prefeitura de Maceió.


LEI RENAN FILHO

O governador Renan Filho pensou bem e viajou para o exterior exatamente quando o aposentado se preparava para comemorar o seu dia, na última sexta-feira. Um presente de grego que recebeu depois de promulgada a Lei Renan Filho que abocanhou 14% dos salários dos servidores com a Previdência Social. Uma data negra que jamais será esquecida pelos funcionários do Estado.


PROGRAMADO

Ao transferir o governo para o vice Luciano Barbosa, investigado assim como ele pela Polícia Federal por denúncias de corrupção, Renan Filho sabia que sair de Alagoas seria o melhor remédio para não ouvir os adjetivos jogados contra ele na comemoração do Dia dos Aposentados.


FORA DO MDB

As especulações de que Alfredo Gaspar iria para o MDB, morrem na praia. O procurador-geral é reticente quanto a essa decisão, embora o governador Renan Filho tenha oferecido o partido para que ele pudesse disputar a eleição. Como o governo que representa o partido está envolvido em atos de corrupção e de operações policiais, Alfredo não gostaria de entrar numa campanha que certamente será acirrada para ter que explicar o inexplicável.


PARTICIPAÇÃO

Numa composição de Rui Palmeira com o Podemos, deve entrar nesse vácuo o Partido Progressista, que poderia indicar o vice numa chapa majoritária encabeçada por Alfredo Gaspar. Isso seria um tiro nas pretensões de Renan Filho de eleger o prefeito de Maceió.


FAZENDO A FESTA

A inexistência de peritos especializados em apurar casos de corrupção no Estado de Alagoas faz com que esse tipo de crime quase sempre fique impune. A Polícia Civil para investigar casos de corrupção precisa pedir ajuda aos órgãos federais e demora no mínimo 2 anos para o laudo ser expedido, já que tem que entrar na fila. Enquanto isso, os ratos fazem a festa.


CARÊNCIA

O Sindicato dos Policiais Civis tem denunciado a falta de profissionais para atuar na área pericial, mas o governo do Estado faz de conta de que não sabe. E a situação vai se avolumando, chegando ao ponto de a Justiça arquivar dezenas de milhares de investigações policiais. Um caos.


PREOCUPAÇÃO

Sem cuidar das coisas básicas do Estado, as prioridades naturalmente ficam para trás. O objetivo, agora, são as eleições de outubro, em que o governador Renan Filho trabalha para garantir um espaço generoso em 2022.


» Pessoas próximas ao deputado Marx Beltrão alertam que ele pode ser a próxima vítima do governador Renan Filho. No barco de queimação já entraram na lista Ronaldo Lessa, Maurício Quintella e Cícero Almeida. » O “Menudo” não para de reclamar, mas, mesmo assim, briga para ser indicado por Renan Filho para uma composição como vice numa chapa majoritária para disputar a prefeitura de Maceió. Só não disse onde ir buscar votos. » “Luciano dos Teclados” patina, patina, mas ainda não provou que sua filha, Lívia Barbosa, como prometeu, não tem nada a ver com a corrupção descoberta pela Polícia Federal na operação que descobriu desvios milionários na saúde.

Mais matérias desta edição