Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN20022020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 20/02/2020

Matéria atualizada em 20/02/2020 às 06h00

A exemplo do governo do Estado, a Reforma da Previdência dos Servidores municipais vai trazer muitos problemas para o prefeito Rui Palmeira. Em fase de iniciação das conversações entre vereadores e funcionários, a taxação de 14% nos contracheques, com certeza não será bem recebida pelos trabalhadores.

Abrindo uma rodada de negociações com a Câmara, na pauta também será discutida o reajuste salarial para o ano de 2020, reivindicação que o prefeito Rui Palmeira já revelou que o município não suporta mais um incremento na folha de pagamento.

Sem reajuste e com desconto mais acentuado nos contracheques, a reação dos trabalhadores será inevitável..


SEGURANÇA PARCIAL

Com a Polícia Civil praticamente paralisada e só atuando nas centrais de flagrantes, grande parte da população ficará prejudicada, e o governo do Estado parece não estar nem um pouco preocupado com a situação.


RONDA OSTENSIVA

Mesmo sem estar satisfeita com o desconto de 14% da Previdência nos soldos, a Polícia Militar reforçará o seu contingente para o patrulhamento ostensivo em todo o Estado durante o carnaval. Enquanto isso, a Polícia Judiciária cruza os braços.


MAIS GREVE

Além da Polícia Civil, trabalhadores do Detran também decretaram greve por três dias, a princípio encerrando o movimento amanhã, sexta-feira. É a insatisfação dos servidores que vai se alastrando por todo o Estado.


SEM ANORMALIDADE

Com a decisão da Justiça do Trabalho de suspender as demissões no âmbito da Petrobras até uma decisão final do TST, se afasta momentaneamente a possibilidade do desabastecimento do gás de cozinha, de gasolina e diesel. A perspectiva era do estoque de combustível ficar comprometido em até dez dias.


SEGURANÇA

Para garantir um carnaval sem acidentes, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL) vem realizando, desde o início de fevereiro, ações educativas em relação a contratação de profissionais e empresas habilitadas para montagens de palcos, camarotes e o bom funcionamento da parte elétrica do evento.


SEGURANÇA 2

O Conselho pede que os gestores se sensibilizem em contratar empresas devidamente regularizadas, para se resguardar e gerar a ART, documento indispensável para a fiscalização e que transfere a responsabilidade do serviço para o contratado. Nesta quinta-feira e amanhã, a equipe de fiscalização do Crea-AL estará percorrendo as cidades alagoanas para verificar se as montagens das estruturas estão ocorrendo com acompanhamento de um responsável técnico.


TST

A ministra Cristina Peduzzi tomou posse ontem (19) como nova presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). É a primeira vez que o TST é presidido por uma mulher. O tribunal foi criado em 1946, mas registra a primeira composição com presidente e vice somente a partir de 1948. A ministra ocupou a vice-presidência do TST entre 2011 e 2013 e integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2013 e 2015.


AJUDA HUMANITÁRIA

Teve início ontem o trabalho de identificação e selagem dos imóveis inclusos nos lotes 3 e 4 da Ajuda Humanitária do governo federal para moradores dos bairros atingidos por afundamentos e rachaduras, que seriam causadas pela mineração da Braskem.


» Os principais pontos turísticos do país, de maior movimentação de visitantes estrangeiros vão receber atenção especial dos órgãos de segurança pública. » Os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Turismo e a Embratur firmaram um projeto de atuação conjunta para garantia da segurança desses turistas em visita ao Brasil. » A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou ontem, em São Paulo, sorteio de municípios, de todo o País, que serão fiscalizados em 2020 quanto à aplicação de recursos repassados pela União para a execução de programas federais. Foram sorteados 60 municípios com população de até 500 mil habitantes, conforme dados do IBGE.

Mais matérias desta edição