Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN26032020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 26/03/2020

Matéria atualizada em 26/03/2020 às 06h00

O governador Renan Filho, logo depois das declarações do presidente Jair Bolsonaro, utilizou o Instagram para tecer algumas considerações, entre outras de pequenos interesses, a de que “como sempre longe de extremismos”, reafirma o compromisso de manter as medidas preventivas.

O governador não explica, porém, se os saques nas mercadorias de esforçados empresários foi extremismo ou não. Entrar à força nos estabelecimentos comerciais, ameaçar de prisão quem contestar os atos do governo, somente em tempo de guerra.

De guerra mesmo como todos nós sabemos é o combate ao coronavírus, mas com eficiência e respeito aos outros, o que não podemos observar nas atividades do governador Renan Filho.


PIADA DE MAU GOSTO

Nas redes sociais, o governador insiste de que “manteremos com firmeza e serenidade nossas ações lastreadas em estudos científicos e ouvindo – vejam só -, as nossas melhores mentes que estão conosco”.


DESPROTEGIDAS

Enquanto na capital providências restritivas se avolumam, no interior o coronavírus é levado a um segundo plano. Milhares de pessoas se amontoaram nas feiras livres, como se nada estivesse acontecendo. As prefeituras precisam, urgentemente, levar a informação aos feirantes e aos consumidores da gravidade da situação.


EXPLOSÃO DO VÍRUS

Nas áreas de saúde, as informações são de que o vírus deve explodir durante esta semana, daí a população se prevenir para lavar bem as mãos com água e sabão e com álcool em gel. Naturalmente para quem tenha condições de comprar os produtos cada vez mais escassos em farmácias e supermercados.


AGONIA

Pequenos e também grandes comerciantes estão com as mãos na cabeça para cumprir compromissos financeiros. Pagamentos de faturas, recolhimento de impostos, folha de pessoal e capital de giro, são os maiores problemas enfrentados por esse segmento. O governo do Estado precisa encontrar soluções e dar uma resposta rápida para que todos, indistintamente, não entrem em desespero.


RECOMENDAÇÃO

O Ministério Público Estadual recomendou ao Município de Maceió que adote medidas necessárias para garantir o abastecimento, em caráter preventivo, de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, tendo em vista a pandemia do Covid-19 em todo o estado. Além disso, a recomendação, publicada na edição eletrônica dessa quarta-feira (25), do Diário Oficial do MPE, solicita que a Prefeitura requisite junto à Casal a formação de uma equipe para casos de desabastecimentos nas unidades.


CHUVAS

Vigora até às 11h desta quinta-feira (25) um alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para 92 cidades alagoanas devido à previsão de chuvas intensas para grande parte do Estado. Estão fora do alerta apenas as cidades dos extremos Norte e Sul do Estado. De acordo com a previsão, deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, com velocidade que pode variar de 60 a 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.


CHUVAS 2

Desde a terça-feira (24), fortes chuvas são registradas nas mais diversas regiões do Estado, inclusive na capital, Maceió. Em Santana do Ipanema, no Sertão do Estado, o Rio Ipanema transbordou no último domingo (22) e causou transtornos na cidade. Ontem foi a vez de São José da Laje.


» O IBGE divulgou, ontem, que o reembolso da taxa de inscrição - paga nos últimos processos seletivo - deve ser disponibilizada até o próximo dia 18 de maio. » Em Alagoas, o concurso visava ao preenchimento de quase três mil vagas e 208 mil postos em todo o Brasil.

» A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) colocará à disposição dos alunos dos projetos da pasta a campanha 'Esporte e Lazer em casa'.

» As atividades serão disponibilizadas no Instagram oficial da Secretaria: (www.instagram.com/semtel.maceio). As aulas acontecerão ao vivo e também ficarão gravadas na página da pasta no período manhã e noite de segunda a sexta-feira.

Mais matérias desta edição