Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN01042020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/04/2020

Matéria atualizada em 01/04/2020 às 06h00

Além de liderar em operações policiais por desvio de recursos públicos, Alagoas ainda amarga o segundo pior indicador social do país à frente apenas do Maranhão. Muito pouco para um governador que se diz exemplo para o nordeste e também para o Brasil.

Contrariando as propagandas enganosas onde o governador Renan Filho aparece quase sempre como salvador da pátria, é de se observar que pelo menos 500 mil pessoas ainda vivem na mais absoluta pobreza. E mais: um entre quatro alagoanos sequer têm água tratada para lavar as mãos, conforme estatística do próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Ou seja, como combater o coronavírus sem a população ter o básico necessário para se proteger?


CONVERSA FIADA

O governador Renan Filho colocou nas redes sociais uma informação de que vai antecipar a entrega do Hospital Metropolitano para o dia 15 de maio, para colaborar com o combate à pandemia do coronavírus. Apenas não disse que esse hospital, conforme o cronograma do próprio governo, era para ser entregue à população desde o começo de 2019.


COFRES CHEIOS

O Estado de Alagoas, em que pese passar pela crise do coronavírus, não tem muito que reclamar. Além dos recursos transferidos pelo governo federal, o pagamento de sua dívida foi suspenso pela União, e o empréstimo pleiteado será aprovado pelo Congresso Nacional. Com tanto dinheiro em caixa, que até R$ 8 milhões foi destinado à sua promoção pessoal, resta aos órgãos públicos acompanhar o gasto dessa fortuna.


A HORA É AGORA

O governador Renan Filho ainda tem tempo para recuperar o tempo perdido e fazer funcionar pra valer os projetos sociais com os recursos do Fecoep. Mesmo errando muito e desconhecendo o milionário projeto de arrecadação do Fecoep, chegou o momento de o projeto ser reativado na sua originalidade, o qual seria de vital importância para a população mais sofrida de Alagoas.


SUSPENSÃO NO MUTANGE

A partir desta quarta-feira, a CBTU vai suspender as operações ferroviárias entre os trechos de Bom Parto e Bebedouro, atendendo a recomendação da Braskem e da Defesa Civil do município de Maceió. A empresa trabalha, entretanto, num acordo com a Braskem e a SMTT para permitir que ônibus contratados, sem custos para os usuários, façam a baldeação entre as duas estações.


BEM LEGAL

A partir do de hoje, a sede do Cartão Bem Legal do Centro funcionará apenas com recargas nas máquinas de autoatendimento e atendimento presencial exclusivo para pendências administrativas para os seguintes cartões: Cidadão,Vale-Transporte e Escolar O funcionamento acontece em horário normal das 7h às 17h. A medida visa diminuir a circulação de pessoas e também possíveis aglomerações em prevenção ao Covid-19. Já a sede localizada no Terminal do Benedito Bentes também está aberta das 5h às 19h, está atendendo apenas pedidos de recarga de passageiros de forma presencial.


BEM LEGAL 2

Além desses dois postos, é possível fazer a recarga de forma online, de onde estiver. A compra de créditos de forma online pode ser feita através do site do Cartão Bem Legal (www.cartaobemlegal.com.br) e também pelos aplicativos de compra: Cittamobi, Recarga Pay e Rede Ponto Certo, disponíveis para IOS e Android. Os créditos são disponibilizados após o prazo de 72h úteis e podem ser pagos através de cartão de crédito pelos aplicativos e boleto bancário.


» Pessoas físicas e empresas podem doar, até 8 de abril, computadores e tablets para que servidores públicos continuem a trabalhar de casa durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

» O Ministério da Economia abriu edital para receber equipamentos destinados ao trabalho remoto, permitindo a manutenção de diversos serviços públicos.

» Nos nove primeiros dias do regime de teletrabalho no Tribunal de Justiça de Alagoas, entre 18 e 27 de março, foram registrados 72.019 atos processuais.

» O regime de teletrabalho foi instituído pela Presidência do TJAL e pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) no dia 20 de março como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Mais matérias desta edição