Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN03042020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 03/04/2020

Matéria atualizada em 03/04/2020 às 06h00

A trapalhada acontecida na última segunda-feira quando o governador Renan Filho anunciou a primeira morte vítima do coronavírus e contestada logo em seguida pela família da vítima, ainda repercute nos meios sociais.

Embora os órgãos de saúde afirmem que a causa foi o coronavírus, a dúvida ficou no seio da sociedade alagoana, quando as informações foram contestadas e atribuídas sobre a morte do paciente que estava na UPA do Trapiche da Barra. Além da dúvida do diagnóstico, a família aponta negligência por parte da equipe médica que não conseguiu a sua transferência para outros hospitais em face da complicação da enfermidade.

Pelo sim, pelo não, os auxiliares do governador do Estado deveriam ser mais precisos com as informações prestadas ao chefe, para que não colocasse o governo em má situação, o que aconteceu.


ODORICO PARAGUAÇU

As redes sociais que já se tornaram lugar de piadas de bom e mau gosto sobre a pandemia do coronavírus, já disseram até que o governador Renan Filho parecia o prefeito Odorico Paraguaçu do seriado O Bem Amado, que perseguia, a todo custo, um defunto para inaugurar o seu cemitério.


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Considerando que o número de suspeitos de terem adquirido o coronavírus em Alagoas foi até agora de pouco mais de 18 pessoas, por que tanta dificuldade de se transferir um infectado para hospitais quando o governador Renan Filho anunciou, com pompas, que o sistema de saúde está pronto para atender a população em caso de contaminação? Se com dezoito doentes a situação está à beira do colapso, como vai se comportar se, por exemplo, mil pessoas necessitarem de tratamento médico especializado?


PENSANDO BEM

Invadir na marra um estabelecimento comercial utilizando a força policial seria mesmo uma requisição administrativa?


FISCALIZAÇÃO

Com muito dinheiro em caixa advindo do governo federal, nada melhor do que uma fiscalização severa na utilização dos recursos destinados ao Estado de Alagoas


LEITOS

A Secretaria Municipal de Saúde publicou ontem portaria de caráter emergencial que prevê a disponibilização imediata de 224 leitos hospitalares em hospitais contratados pelo SUS por meio da Rede Assistencial de Saúde de Maceió, para o atendimento de pessoas já diagnosticadas com Covid-19 ou em suspeita


LEITOS 2

No documento, a SMS destaca que todos aqueles prestadores de serviços de saúde que estiveram presentes na reunião gestora da Saúde, no último dia 19, devem executar disponibilização de leitos clínicos e de UTI de forma imediata para as unidades de saúde que solicitarem.


SEM AGLOMERAÇÃO

O Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu manter os templos religiosos fechados. A decisão do desembargador Otávio Leão Praxedes foi publicada ontem e negou a liminar que solicitava o retorno do funcionamento.


SEM AGLOMERAÇÃO 2

Praxedes explicou que o momento atual pede que se evite qualquer tipo de aglomeração e que, mesmo com as devidas precauções de higienização, a saúde pública estaria sendo colocada em risco. O desembargador destacou que a restrição limita celebrações religiosas presencialmente, devendo a entidade procurar novos meios para realizar as reuniões espirituais com os seus frequentadores.


» A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) publicou um edital de contratação temporária de psicólogos e assistentes sociais para o combate do coronavírus em Alagoas.

» Os candidatos classificados vão cumprir carga horária semanal de 30h, com um salário de R$3.600. Os selecionados vão atuar por seis meses, com chances de prorrogação.

» O Hospital Geral do Estado fez um apelo aos alagoanos para que as máscaras cirúrgicas não sejam utilizadas indevidamente como medida de prevenção ao novo coronavírus.

» A compra excessiva das máscaras por quem não precisa acaba provocando uma baixa no estoque das lojas que também vendem para os hospitais.

Mais matérias desta edição