Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN04042020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 04/04/2020

Matéria atualizada em 04/04/2020 às 06h00

A forma precipitada como o governador Renan Filho anunciou a morte de um paciente que supostamente estava infectado pelo coronavírus criou um problemão para ele próprio e a Secretaria de Saúde do Estado.

O fato, questionado pelos familiares da vítima, pôs em dúvida as informações da Sesau, que, pelo visto, não se cercou de diagnósticos técnicos confiáveis. A situação se agravou ainda mais porque a informação partiu de ninguém mais, ninguém menos do que o governador Renan Filho, apressado em divulgar a primeira morte causada pela pandemia, com se ele fosse um “foca” iniciando na profissão de jornalista.

Essa escorregada, que motivou logo depois várias explicações governamentais, além de não ajudar em nada conseguiu assustar uma população já preocupada com o que possa acontecer daqui pra frente.


BOMBARDEIO

Os internautas não deixaram por menos a notícia macabra patrocinada pelo governador Renan Filho logo no início da semana. Sua Excelência, na ânsia e na pressa de noticiar o fato, parece ter esquecido de que tem órgãos auxiliares que se encarregariam disso, como as secretarias de Saúde e Comunicação.


AMADORISMO

O comportamento do governador nesse episódio foi próprio de uma criança traquina, que briga para ser o primeiro em quaisquer circunstâncias. Deu o que deu. Uma crise desnecessária que poderia ser evitada.


AS FLORES DO GOVERNO

Enquanto as unidades de saúde nessa confusão toda sobre a pandemia do coronavírus necessitam de respiradores, mais leitos, máscaras, macas e medicamentos, a Secretaria de Saúde, na contramão da situação, parece brincar com a vida da população. No início da semana, um edital da própria Secretaria de Saúde chamou a atenção, quando ela publica uma execução da fachada e paisagismo do Hospital Metropolitano”. Seria cômico se não fosse trágico.


REAJUSTE

A exemplo do governo do Estado, a prefeitura de Maceió deve aplicar o reajuste da Previdência passando de 11 para 14% neste mês de abril, embora o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores ainda não tenha sido sancionado pelo prefeito Rui Palmeira.


SEM PERDÃO

Com o decreto exagerado do governador Renan Filho, os trabalhadores é que estão pagando a conta. O comércio já visualiza mais de duas mil demissões, e a tendência é aumentar ainda mais. O presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior, acusa nas redes sociais de o governo ser seletivo, onde uns cumprem e as medidas e outros não.


MESMO BARCO

Além de funcionários que estão sendo demitidos, a crise atinge no comércio os trabalhadores em experiência e até os menores aprendizes. As entidades do comércio tentaram, sem êxito, convencer o governador de que a crise alastra, mas até agora não conseguiram nada. Eles temem um colapso econômico-financeiro em todo o Estado. Ou seja, é desgraça pra todo lado.


EXAGERO

Pelo que os partidos políticos estão dizendo, a Justiça Eleitoral teria que triplicar as vagas para vereadores em Maceió. Não tem um que não diga que levará pelo três candidatos para a Casa de Mário Guimarães.


INDEFINIDA

Embora a pressão seja grande, o Tribunal Superior Eleitoral ainda não decidiu se as eleições serão mantidas para outubro próximo ou adiada para o começo de dezembro.


» Pelos números de algumas pesquisas que circulam por aí, alguns candidatos a prefeito de Maceió estão literalmente embolados. Três deles têm mantido a dianteira com relação aos outros candidatos.

» Alguns prefeitos alagoanos decidiram cortar os salários pela metade. É mais uma jogada política do que mesmo uma ajuda para combater a pandemia do coronavírus. » Alguns candidatos ensaiaram medidas para ajudar no combate à pandemia, mas notaram que este não era o momento ideal para aparecerem.

» As lideranças do comércio têm razão. Muitas lojas estão fechadas, mas outras estão abertas. Na indústria, com algumas restrições, a situação é a mesma. É o caso da construção civil.

Mais matérias desta edição