Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN01072020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/07/2020

Matéria atualizada em 01/07/2020 às 06h00

De todas as etapas que o governo elegeu para flexibilizar a economia, a mais importante e decisiva para começar o início da normalidade é reduzir o número de mortes e de infectados.

As demais fases só irão depender disso e nada mais que isso. O resto é administrar a matriz de risco, controlar os números com absoluta segurança e bola pra frente.

Ao tempo em que aumentam o número de leitos disponíveis na rede hospitalar, tudo leva a crer que a normalidade está próxima de acontecer. Mas é preciso, nesse fato tão importante de todos os alagoanos, cautela, muita cautela.


SEM PRESSA

Diz um velho ditado que a pressa é inimiga da perfeição. Nesse caso especificamente, é inteligente seguir todos os protocolos sanitários e evitar uma corrida da população às ruas, o que poderia comprometer todo um planejamento.


PASSAGEM SEGURA

Como as estatísticas apontam para a reabertura gradual dos setores produtivos agora, mais do que nunca, é necessário ir devagar para não ter que retroceder depois, a exemplo de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Goiânia, em Goiás. Se acontecer, o que não se espera, as medidas serão mais duras das que já foram tomadas até agora.


CONTA CARA

A desestatização da Casal, que avança em passos rápidos sob o comando dos secretários George Santoro e Maurício Quintella, por certo deixará uma conta braba para os trabalhadores pagarem. Desemprego, reajuste de tarifa e incerteza quanto ao fornecimento de água e saneamento, é o que amedronta a população.


HORA ERRADA

Enquanto o senador Fernando Collor consegue aprovar medidas essenciais para socorrer a população de baixa renda, outros congressistas de Alagoas aproveitam para fazer política partidária para adquirir mais espaço nas próximas eleições.


PRECIPITADO

As pessoas ligadas ao governo com quem Fatos & Notícias manteve contatos durante todo o dia de ontem estão longe de aprovarem a flexibilização total dos setores produtivos, principalmente dos serviços de bares e restaurantes de Maceió. Acham que este ainda não é o momento certo.


HGE

No boletim informativo sobre leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus, emitido na manhã desta terça-feira (30), o Hospital Geral do Estado (HGE), que é referência em casos de urgência e emergência, aparece, oficialmente, na relação de unidades que devem prestar atendimento a casos de Covid. Segundo o boletim, o Hospital Geral conta com vinte leitos na unidade intermediária e, desse total, dezoito estão ocupados. Um percentual de 90%


HGE 2

O HGE começou a aparecer no relatório oficial sobre ocupação da rede hospitalar desde o último fim de semana, mas já registrava desde o início da pandemia internações desses pacientes. O HGE acabou por receber casos suspeitos e confirmados de Covid-19 numa estrutura que abriga pessoas que sofreram infarto, AVC e acidentes de trânsito.


TRANSPORTE CLANDESTINO

Trinta e nove veículos que estavam fazendo o transporte clandestino de passageiros foram autuados e recolhidos no mês de junho, em Maceió, durante operações realizadas pela SMTT. Durante as fiscalizações, os agentes observaram as condições dos automóveis, conferem se os equipamentos de segurança estão nas condições adequadas.


» O teletrabalho no Poder Judiciário alagoano foi prorrogado até o dia 26 de julho. A Resolução nº 22/2020, publicada ontem, estabeleceu quatro etapas para o retorno gradual e sistemático das atividades presenciais.

» As etapas foram classificadas em vermelha, laranja, amarela e azul. Atualmente, o Judiciário está na etapa vermelha, com suspensão das atividades presenciais e funcionamento do Judiciário por meio de plantão extraordinário.

» A Prefeitura de Maceió lança, amanhã, a consulta pública com o objetivo de avaliar soluções urbanas que possam servir na retomada das atividades no Município. Um questionário será disponibilizado para a população.

Mais matérias desta edição