Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN02072020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 02/07/2020

Matéria atualizada em 02/07/2020 às 06h00

A reabertura de lojas até 400 metros quadrados, salões de beleza, barbearias e templos religiosos, obedecidas as determinações legais em até 30% de sua capacidade, é o pontapé inicial para a vida voltar ao normal, em Alagoas.

Saindo da bandeira vermelha para a bandeira amarela em Maceió, é um sinal de que a pandemia aos poucos está indo embora. Mas é necessário, como já dissemos em outras oportunidades, que é preciso muita cautela e muita prudência, fatores essenciais para transpor esta fase difícil da disseminação da Covid-19.

Mesmo com o anúncio feito pelo governador e o prefeito, o decreto só entrará em vigor na próxima sexta-feira, dia 3. Até lá as empresas que entrarão na flexibilização terão tempo suficiente para se adequarem às regras e atender a população com segurança


MAIS PRA FRENTE

Passando a fase em que os especialistas chamam de “risco moderado alto”, aí será a vez do prefeito de Maceió autorizar a reabertura de bares, restaurantes e transporte intermunicipal. Até lá, porém, é ter paciência e agüentar mais alguns dias torcendo para que a curva da contaminação desça rapidamente.


APERTO CONTINUA

Para evitar que a população relaxe nas medidas de proteção individual, como o uso contínuo de máscaras e higienização das mãos com álcool gel, a fiscalização continuará rígida, com as lojas obrigadas a seguir os protocolos sanitários. Se não cumprirem o que já ficou estabelecido, eles podem ser multados e até mesmo ter seus estabelecimentos fechados


TERMÔMETRO

As autoridades de saúde, mesmo entendendo que parte do comércio volte às suas atividades, recomendam o distanciamento social e a proteção individual de cada cidadão. A preocupação maior no momento é monitorar a capacidade hospitalar para atender infectados pelo coronavírus e observar de perto a evolução ou não do vírus, que começa a crescer no interior do Estado.


PÁSSAROS

Mais de 200 pássaros foram resgatados durante uma operação conjunta, nessa última terça-feira (30), no município de Murici, em Alagoas, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). Entre as aves, uma delas é a Tangara fastuosa, que é um espécie ameaçada de extinção. Elas seriam vendidas ilegalmente.


PÁSSAROS 2

No local também foram apreendidas três espingardas, cinco canos e doze armadilhas, além de oito autos de infração expedidos, somando R$ 67 mil. Alguns animais foram soltos pelo ICMBio, enquanto os que precisavam de atendimentos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para receber os devidos cuidados da equipe multidisciplinar do IMA e do Ibama até que desenvolvam condições de reintrodução à natureza.


VEÍCULOS

A versão digital do documento do veículo está disponível em todo o Brasil a partir de hoje, informou o Ministério da Infraestrutura. Com a adesão do Pará, todos estados e o Distrito Federal passam a emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), como é chamado o documento, apenas em formato digital.


VEÍCULOS 2

O processo de implementação do documento digital para carros, motos e outros veículos começou no fim de 2018, e existem 4.083.150 CRLVs digitais no Brasil até agora. a emissão do documento passa a ser inteiramente online e não é necessário ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local para obter o documento digital.


» Conforme balanço do Ministério da Economia, 79.641 servidores públicos federais civis estão trabalhando em casa, o que representa 49% da força de trabalho. Os casos confirmados de covid-19 são de 1.565.

» O balanço não inclui as instituições federais de ensino. Na área da educação existem 276.919 servidores, que tem 94% da força de trabalho da Rede Federal de Educação em trabalho remoto

» O MEC anunciou, ontem (1º), medidas de acesso à internet para que estudantes de universidades e institutos federais possam acompanhar aulas à distância. O ministério firmou parceria para oferecer internet gratuita para estudantes de famílias com renda per capita de até um e meio salário mínimo.

Mais matérias desta edição