Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN17092020

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 17/09/2020

Matéria atualizada em 17/09/2020 às 06h00

As últimas convenções partidárias realizadas ontem em Maceió e Arapiraca, ou seja, no apito final, levaram muitas indecisões e susto para quem acompanhou de perto a disputa das indicações dos candidatos.

Enquanto em Maceió o nome do vice ficou para um dia depois na Convenção do Podemos, no caso Tácio Melo, em Arapiraca a situação chegou à beira da crise, necessitando de uma intervenção branca do senador Renan Calheiros.

Resolvidas as questões que ainda estão sendo comentadas nos bastidores políticos e nas redes sociais, começa a partir do dia 28 de setembro, uma nova fase. A fase da campanha que se prenuncia muito disputada nos dois maiores municípios de Alagoas, Maceió e Arapiraca.


AGITAÇÃO

Durante toda a semana, o impasse maior aportou em Arapiraca, com a indecisão do vice-governador Luciano Barbosa de sair candidato a prefeito e da reação do MDB, que queria o deputado Ricardo Nezinho. Confusão vai, confusão vem, precisou a intervenção do senador Renan Calheiros para que a situação aparentemente fosse contornada.


ELEIÇÃO DE 2022

Como ainda nada está definido para mais pra frente, a dúvida maior era quem substituiria Renan Filho numa eventual candidatura em 2022. Se o próprio Luciano Barbosa ou o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor. Essa discussão abalou a relação já estremecida entre o vice, uma imposição de Renan pai, e o próprio governador Renan Filho. As conversas azedaram entre o último domingo e a quarta-feira, último dia para a realização das convenções partidárias.


DISTANTES

No âmbito do governo, é bastante clara a relação política azeda entre o governador e o vice, mas que tem sido administrada pelo senador Renan Calheiros. Se dependesse do próprio Renan Filho, Luciano Barbosa nunca teria sido vice, nem tampouco secretário de Educação, administração que tem deixado muito a desejar e exposto o governo em operações policiais


PALIATIVO

Depois das denúncias de situação irregular no presídio Cyridião Durval, o governo trabalhou rápido para que as deficiências não chegassem a público com a fiscalização feita pela OAB e o Conselho Penitenciário. Ou seja, conseguiram empurrar com a barriga um problema crônico que afeta diretamente todos os reeducandos presos naquele estabelecimento penal.


EM ALTA

Em meio às notícias negativas em relação a Alagoas, pelo menos um fato a comemorar. Com nota 9,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais, que compreende do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, a escola municipal Manoel Cotias de Jesus, situada em Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, alcançou a segunda maior nota do Brasil no exame.


EM ALTA 2

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as 10 melhores escolas públicas do País nos anos iniciais são nordestinas, sendo nove do Ceará e uma de Alagoas. A primeira colocada do ranking é a escola municipal Maria do Carmo Cardoso, situada no município de Independência, no Sertão do Ceará.


» Um levantamento dos cartórios de registro civil brasileiros, divulgado nesta quarta-feira (16), revela que o mês de agosto deste ano foi o que mais registrou óbitos, desde o início da série histórica feita pelo IBGE em 2002.

» Os dados catalogados pelo IBGE com base nos registros até 2018, comparados aos dos anos de 2019 e 2020 disponíveis no Portal da Transparência dos Cartórios, mostram um total de 126.717 óbitos no mês, 17,1% a mais que os 108.178 de agosto do ano passado.

» Apesar dos dados, quando considerados os registros de óbitos por covid-19, agosto teve o menor número desde maio, com 24.966 mortes, queda de 13,7% em relação a julho.

Mais matérias desta edição