Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN18092020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 18/09/2020

Matéria atualizada em 18/09/2020 às 06h00

O afundamento do solo, além das fissuras e rachaduras em outras áreas mesmo que não estejam nos bairros atingidos pela mineração da Braskem, é um fato consumado, embora a Defesa Civil, por precaução, insista em aprofundar as investigações junto aos órgãos de controle ambiental, como a CPRM, por exemplo.

Como a Gazeta de Alagoas já abordou o tema em várias oportunidades, os efeitos da mineração se propagam e podem chegar até a Avenida Fernandes Lima. As pesquisas de campo feitas por especialistas, levantam a possibilidade de os efeitos chegarem a outras regiões, como está acontecendo.

Para comprovar que outras áreas estão sendo atingidas, os órgãos ligados à Defesa Civil estão caminhando lentamente, assim como as providências da Braskem para indenizar milhares de famílias que já foram desalojadas de suas residências.


ALASTRAMENTO

Embora um pouco devagar para a realidade dos fatos, a Defesa Civil, depois de várias denúncias feitas por moradores da região do Farol, decidiu na última quinta-feira fazer um levantamento da situação e discutir com a CPRM novos problemas surgidos na área do bairro do Pinheiro. Como se sabe, as rachaduras se alastraram e chegaram até o conhecido e tradicional Caldinho do Vieira.


AUMENTANDO

Além do Caldinho do Vieira, já se fala em realocação do Hospital Sanatório, tradicional centro de saúde de dezenas de anos, que poderia estar também na rota de destruição da mineração da Braskem. Como tudo anda a passos de tartaruga, todos esses problemas ainda serão discutidos pela Defesa Civil e CPRM, para um diagnóstico mais preciso


NO ESCURO

Depois do arranca-rabo com o grupo do governador em Arapiraca, ninguém prevê o que pode acontecer com as eleições em 2022. Luciano Barbosa, decisivamente, rachou com Renan Filho e saiu mal na fita com o senador Renan Calheiros. Novas composições políticas para 2022 já estão na ordem do dia.


SEM CONTROLE

O resultado da precipitação do “fecha tudo” e o aumento do dólar durante a pandemia, apareceu agora, atingindo principalmente a classe mais sacrificada da sociedade. Os preços dispararam nos supermercados e feiras livres e a conta que está sendo paga ninguém sabe quando vai terminar.


IDEB

O resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb/2019), divulgado na terça-feira (15) pelo Inep, mostrou que Maceió não só ultrapassou a meta estabelecida pelo Ideb, nos anos iniciais da grade escolar para 2019, como bateu a meta projetada para 2021 alcançando 5.4. A projeção estabelecida pelo Inep era 5.1. Nos anos finais da grade, Maceió superou pela primeira vez a média, atingindo 4.3, acima da projeção de 4.2.


IDEB 2

Esta foi a segunda que Maceió superou a meta projetada. Em 2017, quando a projeção era de 4.8, o Município atingiu 5.0. A cada edição do Ideb, tem havido uma evolução em linhas ascendentes, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais da grade curricular


NEGADO

Foi negado, pela segunda vez, o pedido de liberdade do tenente-coronel Antônio Marcos da Rocha Lima. O julgamento do recurso aconteceu em sessão virtual da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) nesta quinta-feira (17). A decisão foi unânime. De acordo com o relatório, Rocha Lima é reincidente em práticas criminosas e solto representa risco à ordem pública. Além disso, ele não faz parte do grupo de risco da Covid-19,


» A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Caixa Econômica Federal já definiram as datas das assinaturas de contatos e entregas das chaves do conjunto habitacional Vale Bentes I. Os beneficiários têm os dias 22, 23 e 24 de setembro para receberem os imóveis. O horário de atendimento será das 8h às 15h.

» O Brasil chegou a 4.455.386 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Em 24 horas foram registrados 36.303 novos diagnósticos positivos por infecção do novo coronavírus.

» Ainda conforme o sistema do Ministério da Saúde, as vidas perdidas para o novo coronavírus alcançaram 134.935 desde o início da pandemia. Ontem, foram acrescidos às estatísticas 829 novos óbitos.

Mais matérias desta edição