Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN22092020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 22/09/2020

Matéria atualizada em 22/09/2020 às 06h00

A campanha nem bem começou, pelo menos no calendário da Justiça Eleitoral, e novas feridas foram abertas durante as convenções partidárias. O MDB, por exemplo, foi protagonista em Arapiraca de uma briga interna, que terminou com um mal-estar entre o vice-governador, Luciano Barbosa, que luta para sair candidato a prefeito, o governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros.

Esse atrito, que pode ser faturado por outros grupos políticos que almejam um voo mais alto em 2022, já começa a ser articulado.

Barbosa, visivelmente insatisfeito, parece que desta vez quer ter um voo solo, saindo das amarras do grupo calheirista, que sempre acompanhou durante a sua vida pública.


MÁGOA

Alçado a ministro de Estado, apoiado para a prefeitura de Arapiraca e emplacado como vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa parece ter entendido que chegou a hora de não continuar mais sob o domínio da família Calheiros, que tem o filho governador e o pai senador da República.


REFLEXO

Sua decisão, quando o diretório municipal peitou o diretório estadual, abriu um fosso entre ele, o vice-governador e os Calheiros, que projetavam uma situação mais tranquila quando Renan Filho se desincompatibilizasse do governo para tentar um mandato para Senado Federal. Com essa divisão, é difícil se prever o que acontecerá daqui pra frente


PROJEÇÃO

Se Luciano Barbosa ganhar a parada na Justiça e se mantiver candidato a prefeito de Arapiraca, o deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa, seria a bola da vez para assumir o governo, situação que não agrada ao governador de Alagoas. O impasse, pois, está instalado no Palácio República dos Palmares.


BALANÇANDO

Com a reação de algumas lideranças do próprio PDT, a situação de Ronaldo Lessa como vice de JHC, que concorre à prefeitura de Maceió, não é das mais confortáveis. Existem sinais de que, se Lessa não trouxer o eleitorado do que se previa para robustecer a candidatura de JHC, pode ser carta fora do baralho durante a campanha do candidato do PSB.


PROTESTO

Motoristas de transportes complementares fazem uma paralisação nesta terça-feira (22). A categoria marcou três pontos para concentração do ato, sendo no conjunto Eustáquio Gomes, parte alta de Maceió, no Trevo do Polo e em Satuba. Em seguida, eles seguem para a porta do Tribunal de Justiça de Alagoas, no Centro. O protesto é motivado pelo grande número de veículos irregulares circulando entre as cidades alagoanas sem fiscalização.


ATESTADO ONLINE

A partir de agora, 21 mil servidores públicos federais podem usar a função Atestado Web, no aplicativo Sigepe para celulares, o sistema de gestão de servidores ativos e inativos do governo federal. De acordo com o Ministério da Economia, a funcionalidade vai permitir o envio do atestado de saúde de forma prática, ágil e sem deslocamento de servidores.Por meio do próprio aplicativo será feita a análise do documento e o registro pelas unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).


ACIDENTES

O final de semana foi violento nas rodovias estaduais que cortam o Estado. Segundo balanço divulgado ontem pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), foram registrados 15 acidentes de trânsito e dois óbitos. Estes últimos ocorridos nas cidades de Maragogi, no Litoral Norte, e Arapiraca, no Agreste de Alagoas. Outras 10 pessoas sofreram apenas escoriações.


» Um evento privado, previsto para acontecer na próxima sexta-feira (25), que deve reunir cerca de 300 pessoas em uma pousada de São Miguel dos Milagres, está na mira do Ministério Público Estadual.

» O promotor de Justiça Ary de Medeiros Lages Filho notificou o responsável pelo estabelecimento em busca de informações acerca das medidas que serão tomadas para evitar a disseminação do coronavírus..

» Cerca de 300 mil pessoas deixaram o trabalho remoto em julho, o que reduziu de 12,7% para 11,7% o percentual de brasileiros em home office, mostra pesquisa do Ipea, divulgada ontem.

» Com a redução, aumentou a participação de brancos e mulheres entre os 8,4 milhões de pessoas que continuaram trabalhando de casa.

Mais matérias desta edição