Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN23092020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 23/09/2020

Matéria atualizada em 23/09/2020 às 06h00

As relações entre o governador Renan Filho e Luciano Barbosa nunca foram muito boas e, se dependesse do filho do senador, com certeza o vice jamais teria participado da chapa majoritária puro sangue do MDB.

Renan Filho engoliu a indicação do seu vice contra sua vontade, o que passou a ser um estorvo para sua administração, o que ficou bastante claro no seu comportamento quando a Secretaria de Educação foi alvo de uma ação da Polícia Federal.

De lá para cá, as coisas azedaram, e Luciano Barbosa cansou de comentar nos bastidores que o fogo amigo vinha mesmo do Palácio República dos Palmares.


FINAL AMARGO

Mesmo que Luciano Barbosa tenha sobrevivido bem politicamente nos últimos anos e com forte influência em Arapiraca, ficava evidente que era considerado persona non grata no governo de Renan Filho. Ferido no seu ego e consciente de que teve uma participação ativa nas vitórias da família Calheiros, resolveu quebrar as amarras fazendo grandes estragos na velha composição política


OS MOTIVOS

No frigir dos ovos, mesmo que ainda não tenham sido revelados os reais motivos da quebra de uma longa e duradoura aliança, o vice-governador sentia a pressão de não ser prestigiado no governo. Paralelamente, outras pessoas próximas ao poder confidenciam que havia um grupo que induzia Renan Filho a romper politicamente com o vice, que preparava o troco justamente nessa época eleitoral.


EFEITO COLATERAL

Com o racha com seu vice-governador, Renan Filho sabe que não terá vida fácil nas próximas eleições, se considerar que Barbosa é uma forte liderança no município e que pode trazer problemas para 2022.


ROLO COMPRESSOR

O vice-governador Luciano Barbosa, que briga para ser candidato a prefeito em Arapiraca, sabe que vem por aí o rolo compressor de Renan pai e Renan filho, batalha que já começou e que será decidida na Justiça Eleitoral.


NOVAS ALIANÇAS

Sabendo que não tem mais retorno nas suas posições, Luciano Barbosa procura, agora, se compor com outras lideranças, uma maneira inteligente de sobreviver nesse mundo complicado, para não ser sepultado politicamente.


SECA

A área com 'seca fraca' no Estado de Alagoas saltou de 29,22% para 57,31% entre os meses de julho e agosto, segundo o Monitor de Secas da Associação Nacional de Águas (ANA). É a segunda pior expansão da área no ano até agora, atrás somente da evolução que houve entre os meses de junho e julho.


COVID

A média móvel diária de mortes por Covid-19 no Brasil chegou a 712 nesta terça-feira (22/9). A taxa voltou a cair depois de uma leve alta, quando marcou 807 há uma semana. Em relação aos 14 dias imediatamente anteriores, representa aumento de 4%, o que não acontecia desde 28 de agosto. Mesmo assim, o valor ainda aponta estabilidade nos critérios de análise da pandemia.


COVID 2

O Brasil teve 836 mortes e 33.536 novos casos do novo coronavírus registrados nas últimas 24 horas. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta terça-feira (22).O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda-feira, quando o painel do ministério marcava 137.272 falecimentos. Ainda há 2.423 mortes em investigação.


» Os atendimentos na sede do Cadastro Único (CadÚnico), localizada no bairro do Poço estão suspensos até a próxima sexta (25), devido à transferência para o bairro da Serraria.

» Neste período, os usuários que precisarem de atendimento deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência..

» A Defensoria Pública do Distrito Federou notificou o Banco Central e a Casa da Moeda para que façam modificações na nota de R$ 200, lançada no dia 2 de setembro.

» Segundo o órgão, a cédula "não atende ao critério de diferenciação de tamanhos", já que foi fabricada com a mesma dimensão da nota de R$ 20.

Mais matérias desta edição