Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN13112020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 13/11/2020

Matéria atualizada em 13/11/2020 às 04h00

A maldição da família Calheiros de nunca ter ganhado uma eleição para prefeito de Maceió parece que novamente está se consumando, embora o governador tenha feito o possível e o impossível nos últimos dias para isso não acontecer.

Mesmo com uma aliança estranha feita com o prefeito Rui Palmeira, em que as pesquisas apontam que o eleitorado não aprovou, os Calheiros mais uma vez devem contabilizar outra derrota.

Em pesquisa eleitoral do Data Sensus divulgada na quarta-feira, o candidato de Rui e Renan Filho mostrou fragilidade na intenção de votos, o que deve aumentar até às eleições, no próximo domingo.


DISPARANDO

Com um desempenho surpreendente nos programas do Guia Eleitoral, o candidato do Progressista, Davi Davino Filho, disparou nas pesquisas e, pela projeção, briga com amplas chances para uma vaga no segundo turno. Ao contrário, Alfredo Gaspar e JHC começam a perder pontos preciosos nesse embate e já percebem que um dos dois podem não garantir seguir em frente.


MENOS REJEIÇÃO

Com relação aos outros candidatos, Davi Davino, conforme as pesquisas divulgadas e registradas na Justiça Eleitoral, é o candidato com mais chances e com menor rejeição entre todos os outros com chances de chegar à prefeitura de Maceió.


MUITO POUCO

Embora o Ibope tenha extrema credibilidade em todas as suas ações em pesquisas eleitorais, o universo de entrevistas com 504 pessoas através de telefone pós-pagos deixa de lado a população mais carente, que utiliza o sistema pré-pago para as suas necessidades. Isso, segundo avaliadores, poderia influir no resultado geral.


TSE DECIDE

Enfim, depois de marchas e contramarchas, o pleno do Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por 4x3, que o candidato Luciano Barbosa vai disputar as eleições do próximo domingo, ao contrário do que tinha decidido o TRE. Os nomes de Luciano, da vice Rute Nezinho e dos candidatos a vereador estarão nas urnas e podem ser votados.


OBSERVAÇÕES

O presidente do TSE Luís Roberto Barroso, logo após o voto do ministro Edson Fachin, que defendeu a interposição do recurso pois se “trataria de uma matéria judicial, e não, administrativa”, disse que a decisão do TRE não atendeu aos preceitos jurídicos, apresentando-se “arbitrária e teratológica”, ou seja, “é qualquer decisão precipitada, tomada sem o devido cuidado, sem medir as consequências no mundo fático, que leve à desarmonia, à invasão de competências e ao fomento do conflito e da desordem jurídica”. Assim, Luciano Barbosa é candidato, e pronto.


MARIA DA PENHA

A Patrulha Maria da Penha já realizou, em apenas dois meses, 356 atendimentos a vítimas de violência doméstica. Nesse período, 24 mulheres foram encaminhadas para serem assistidas pela equipe multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca. O grupamento também realizou duas prisões por descumprimento de medidas protetivas.


MARIA DA PENHA 2

O trabalho da patrulha é feito diariamente, das 7h às 19h. A equipe é formada por 11 policiais, sendo que nove ficam nas guarnições e dois na parte administrativa, dentro do próprio Juizado. A Patrulha Maria da Penha conta com uma sala dentro do Juizado da Mulher, em Arapiraca. O espaço foi inaugurado no dia 31 de agosto. O objetivo, no entanto, é agilizar os atendimentos, possibilitando a atuação dos policiais no momento de concessão da medida protetiva.


» Durante toda esta semana, a SMTT montou uma força-tarefa na sede do órgão para recadastrar os cartões Bem Legal nas modalidades Especial e Especial com Acompanhante. Somente nos três primeiros dias do mutirão, 1.375 cartões já foram recadastrados.

» No mutirão, que segue até o dia 13 de novembro, apenas os bilhetes eletrônicos que perderão a validade em 2020 e que seus titulares tenham realizado o recadastro no ano de 2019 estão sendo atualizados.

» Após semanas de incertezas, a família do bebê cujo corpo desapareceu na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Maceió, conseguiu acesso ao prontuário médico do parto da criança ontem.

Mais matérias desta edição