Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN19112020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 19/11/2020

Matéria atualizada em 19/11/2020 às 04h00

Os deputados estaduais que pregam a mudança na candidatura de JHC, a exemplo de Davi Maia, estão cobrando da Justiça Eleitoral providências contra o governo do Estado, que teria usado sua máquina administrativa no sentido de obter votos para o candidato dos Calheiros e Rui Palmeira como, por exemplo, a distribuição de cestas básicas e a antecipação eleitoreira do 13º salário.

Por isso mesmo, eles pedem uma ação efetiva da Justiça para que todos esses fatos venham a ser esclarecidos e não permitam que novas ações do governo e da prefeitura venham a prejudicar o candidato das mudanças nesta reta final para o segundo turno.

Como a situação eleitoral do candidato dos Calheiros e de Rui é muito preocupante, nada melhor do que os órgãos de fiscalização ficarem atentos para evitar novas investidas.


CRESCENDO

O sentimento de mudança junto ao eleitorado em Maceió vem crescendo a cada dia, o que deve ser consolidado nas urnas no dia 29 de novembro. O reflexo é da manifestação de políticos e da própria população nos bairros periféricos da capital, que acham que a administração da prefeitura exige mudança, já.


SEM RETROCESSO

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral ao permitir a candidatura de Luciano Barbosa, em Arapiraca, não deve ter retrocesso, embora os Calheiros tentem de todas as formas impedir sua diplomação.


PERIGO À VISTA

Os casos de Covid no Estado têm aumentado consideravelmente nos últimos dias e estão trazendo mais preocupações para a população. O último levantamento feito pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas de Combate à Covid-19, da Ufal, revela que está ocorrendo um aumento considerável da doença, que pode atingir em cheio Maceió e Arapiraca. O afrouxamento das medidas de proteção individual tem sido o maior responsável por essa nova onda.


AGLOMERAÇÕES

Um dos fatores preocupantes e que pode ter contribuído para o aumento da doença foram as caminhadas, carreatas e comícios durante a campanha política, contribuindo para o descontrole da pandemia em Alagoas


FERIADO

O feriado estadual do Dia da Consciência Negra desta sexta-feira (20) não deve afetar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais da capital e do interior do estado, segundo informou a Fecomércio AL. Lojas de shopping centers, supermercados e comércios funcionarão em seus horários padrões. Já a Aliança Comercial afirmou que o Centro de Maceió deve funcionar das 8h às 17h. Os shoppings da capital também vão abrir normalmente, das 10h às 22h, com exceção do Shopping Farol, que funciona de 8h às 20h.


CIGARRO E BEBIDA

De cada 100 alagoanos adultos, 16 afirmaram ter ingerido bebida alcoólica uma vez ou mais por semana no ano passado. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada ontem pelo IBGE. O percentual de 16% aferido em Alagoas é o menor do Nordeste e o terceiro menor do País, atrás somente do Acre (12,8%) e Amazonas (14,4%).


CIGARRO E BEBIDA 2

Os números mostram que os homens alagoanos bebem mais que as mulheres. Entre eles, 23,8% relataram que beberam pelo menos uma vez na semana. Já entre elas a taxa foi de 9,4%. No comparativo por faixa etária, em ambos os sexos, a maior proporção de pessoas que beberam pelo menos uma vez na semana foi de adultos com 25 a 39 anos.


» O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas está de luto após perder, ontem, um de seus membros da equipe de resgate. Trata-se da cadela do Grupamento de Busca e Salvamento, Joy, que estava na equipe havia quase três anos, participando de treinamentos e de diversas ocorrências de busca.

» No próximo domingo (22), o Programa Vem Ver a Banta Tocar fará mais uma de suas apresentações musicais, que há anos ocorrem na orla da praia da Ponta Verde, em Maceió.

» A apresentação será no ginásio do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, no bairro do Trapiche da Barra, com início às 10h30 e término 12h30. O evento seguirá todos os protocolos de segurança, visando à proteção contra o novo coronavírus.

Mais matérias desta edição