Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN22012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 22/01/2021

Matéria atualizada em 22/01/2021 às 04h00

Mesmo que o lote de vacinas que chegou a Alagoas atenda somente 1% da população, o governador Renan Filho não perdeu tempo. Deixou suas obrigações palacianas de lado e fincou pé nas agências de publicidade para se transformar no principal protagonista do combate ao coronavírus.

O governador fez postagens nas redes sociais, atraiu para si a chegada da CoronaVac e deixou transparecer que ele, sim, está sendo o salvador da pátria. Paralelamente, anunciou com entusiasmo a chegada de infectados vindo de Manaus, mas não avaliou que isso pode comprometer com mutações do vírus a saúde dos alagoanos.

Quem acompanhou os vídeos do governador em todos os momentos logísticos do envio das vacinas para Maceió, principalmente no aeroporto Zumbi dos Palmares, observou que Renan Filho só não fez chorar.


OPORTUNISMO

Mesmo cheio de “boas intenções”, o governador deveria cuidar mais de Alagoas. O Hospital Geral do Estado, literalmente entregue às baratas, está superlotado, com pacientes pelos corredores e com deficiência em alimentação e medicamentos, mas ele tenta sensibilizar a população de que “Alagoas é solidária”, num verdadeiro oportunismo político.


PREOCUPAÇÃO

O prefeito JHC determinou um controle eficaz para que não falta aos hospitais públicos oxigênio, a exemplo de Manaus, que virou um caso de calamidade pública. O secretário Pedro Madeiro argumenta que é dever do município agir com prudência e responsabilidade, para que a situação não atinja também Maceió e outros municípios.


CONTROLE

O grupo que coordena as ações de combate ao coronavírus quer que os hospitais Veredas, Santa Casa de Misericórdia, Arthur Ramos, Hospital Vida e outros de grande porte, informem com urgência sobre os níveis de abastecimento de oxigênio disponíveis. As empresas fornecedoras também foram instadas a informar sobre o estoque existente para atender à grande demanda.


SEM EFEITO

O prefeito JHC tornou sem efeito a sanção da lei que alteraria o nome da Praça Dandara dos Palmares para Nossa Senhora da Rosa Mística. Com isso, o projeto, de autoria do vereador Luciano Marinho, recebeu veto total. Assim, o logradouro, localizado na Jatiúca, continuará homenageando a guerreira negra que foi esposa de Zumbi dos Palmares.


GOLPE

Criminosos têm se aproveitado da ansiedade da população pela vacinação contra o coronavírus para aplicar golpe que consiste em utilizar o código de ativação do WhatsApp e, em seguida, se apropriar da conta do usuário para enviar mensagens a parentes e amigos com pedidos de ajuda financeira. O Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, criado pela Prefeitura de Maceió, alerta que não entra em contato com a população para solicitar qualquer código recebido pelo celular.


BEM LEGAL

Os estudantes maceioenses poderão voltar a utilizar o Cartão Bem Legal Escolar a partir da próxima segunda-feira (25). Com o retorno das atividades presenciais de diversas instituições de ensino, a compra de créditos foi liberada e garante o pagamento da meia tarifa no deslocamento.


BEM LEGAL 2

Com a volta do benefício, para inserir novas recargas, o estudante deverá fazer o recadastro obrigatoriamente, caso não tenha realizado em 2020. Será necessário emitir o formulário no site do Cartão Bem Legal, autenticar nas instituições de ensino e levar a um dos postos físicos de atendimento.


» O total de pessoas que morreram de Covid-19 desde o início da pandemia chegou a 214.147 com o novo balanço do Ministério da Saúde.

» Nas últimas 24 horas, foram registrados por equipes de saúde mais 1.316 mortes. Foi o segundo dia seguido com mais de 1.300 óbitos confirmados

» A TV Mar, da Organização Arnon de Mello, está entre os finalistas do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, organizado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), em parceria com a ENS e o apoio institucional da CNseg.

» A TV Mar concorre na categoria Audivisual, com a reportagem: "Seguro Empresarial: a prevenção necessária para os negócios", da jornalista Porllanne Santos.

Mais matérias desta edição