Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN17022021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/02/2021

Matéria atualizada em 17/02/2021 às 04h00

Os prejuízos causados pela mineração desastrada da Braskem, que obrigou milhares de pessoas a abandonar suas casas e aguardar pacientemente suas indenizações nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, vão muito mais além.

Os moradores que resistem ainda nas proximidades enfrentam a violência que se espalhou pela região.

Com um policiamento ineficiente nas áreas afetadas, moradores e pequenos comerciantes apelam para o bom senso do governo do Estado para reforçar o policiamento.

A onda de assaltos na Rua Francisco Amorim Leão, onde ficam localizados o Posto Convem e o Shopping Farol, aumentou muito nos últimos dias, e a população, como sempre, espera uma ação do governo que nunca chega.


SEM DISPOSIÇÃO

Mesmo prometendo que Alagoas teria o combustível mais barato do Nordeste, o que nunca aconteceu, chegou a hora de o governador Renan Filho fazer parte de um bloco para reduzir a cobrança do ICMS. Com isso, ganhariam todos, donos de postos, transportadores e a população em geral. Mas o governador resiste.


EMBRULHADO

Mesmo com problemas na Justiça do Rio de Janeiro, o secretário de Fazenda, George Santoro, alimenta a esperança da sair candidato nas eleições de 2022. Por isso mesmo declinou do convite para tomar conta das finanças do governo municipal carioca, achando que, com o aperto que deu nos servidores públicos e no empresariado, está cacifado para disputar um mandato eletivo.


CONGESTIONAMENTO

Mesmo com o carnaval de rua sendo proibido pelas autoridades, o que se viu nos dias que seriam destinados à folia foi um superengarrafamento a partir da ponte de Jacarecica e que se estendeu por toda a região até Paripueira. Com obras inacabadas da duplicação, a sensação é a de que ali é mesmo o inferno.


MAIS GASTOS

Com o preço dos combustíveis nas alturas e com parte da culpa sendo atribuída ao governador Renan Filho, que prometeu, mas não cumpriu, reduzir o ICMS, os usuários, com os engarrafamentos constantes no litoral norte e litoral sul no carnaval, gastaram mais do que deviam.


VIOLÊNCIA

De acordo com o boletim divulgado pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), na manhã de ontem, o Estado já contabiliza 12 casos de homicídio e 7 tentativas durante os três dias do carnaval. Os fatos aconteceram na capital e no interior.


VIOLÊNCIA 2

O boletim de carnaval da SSP revela, ainda, que não há registros de roubo com resultado de morte, porém, há uma resistência com óbito. Os dados apontam, também, o registro de um feminicídio, mas sem nenhum caso de infanticídio e de estupro com morte.


VACINAS

Após pedir ajuda à cúpula do Congresso Nacional para conseguir uma agenda, governadores vão se reunir nesta semana com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para cobrar um cronograma de entrega de vacinas e para discutir alternativas para agilizar a imunização, entre elas o uso da russa Sputnik V. Na conversa, os governadores querem que o ministério detalhe o cronograma da entrega de vacinas até abril, quando deveria estar concluída a primeira fase do plano nacional contra a Covid-19, com o objetivo de imunizar o grupo de maior risco.


» O cronograma do Ministério da Saúde para as entregas das doses das vacinas contra a Covid-19 pelos laboratórios produtores prevê a remessa de 42,5 milhões de doses pelo consórcio Covax Facility, sendo 2,65 milhões da vacina AstraZeneca em março e de mais 7,95 milhões do mesmo imunizante até junho.

» O Brasil receberá ainda aproximadamente mais 32 milhões de doses de vacinas contra covid-19 produzidas por laboratórios de sua escolha até o final do ano, conforme cronogramas estabelecidos exclusivamente pelo Covax Facility.

» O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, testou positivo para a covid-19 nesta terça-feira (16), informou a assessoria da pasta. Segundo a nota, Salles "apresentou leve febre, mas passa bem".

Mais matérias desta edição