Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN18022021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 18/02/2021

Matéria atualizada em 18/02/2021 às 04h00

Esfacelada há muito tempo e prestes a requerer falência nas suas atribuições como admitem diversos delegados, a Polícia Civil de Alagoas pode ser salva através de fiscalização do Ministério Público, que abriu os olhos para a inércia do governo em não prover meios para cumprir com suas obrigações constitucionais.

Não é de agora que o Sindicato dos Policiais cobra ações efetivas do governo do Estado para realizar concurso público para suprir as carências existentes, mas o governo faz ouvidos de mercador. Em consequência, milhares de inquéritos parados sem que se faça justiça. Agora pode ser que o governo tome outra direção, depois da iniciativa do MP em fiscalizar o Estado.


PENÚRIA

Nas últimas semanas, a Polícia Civil viveu momentos inusitados. Sem efetivo suficiente e, consequentemente, condições de trabalho, quem fosse preso em municípios da Zona da Mata teria que ser transferido para a cidade de Arapiraca. Ou seja, um gasto desnecessário se as delegacias estivessem operando na sua normalidade.


FALÊNCIA

Alguns delegados, que não quiseram se expor, estão cansados de dizer que a Polícia Civil entrou num processo de falência. Não tem delegados suficientes, agentes, escrivães e naturalmente material para enfrentar a bandidagem. O governo do Estado diz uma coisa publicamente e, nos bastidores, faz outra completamente diferente.


DISCRIMINAÇÃO

Nos corredores das delegacias em Maceió e no interior, os comentários são de que o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, tem demonstrado uma certa preferência pela Polícia Militar em detrimento da Polícia Civil.


ALÔ, MP

É impressionante o sistema de transmissão das lives do governador Renan Filho. Trabalho de profissional, com câmeras, técnicos e efeitos, numa promoção pessoal e que deve custar os olhos da cara ao governo de Alagoas.


FAKE

O calendário de vacinação contra a Covid-19 em Maceió que está circulando nas redes sociais é fake. Não existe uma programação de imunização nesse sentido e a informação sobre as faixas etárias aptas a se vacinar é repassada oficialmente pela Prefeitura de Maceió. Atualmente, o alvo da imunização são os idosos com 83 anos ou mais, além dos trabalhadores da saúde.


FAKE 2

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que toda a divulgação oficial a esse respeito tem sido feita por meio das redes sociais da Prefeitura de Maceió, do prefeito e secretário de Saúde, além do site da SMS e da imprensa. Pelo calendário falso que circula nas redes sociais, até o dia 26 de março, as pessoas com 55 anos seriam vacinadas contra a Covid-19.


DESCONFIANÇA

Quase metade (49%) dos pais de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais não confia na capacidade da instituição de se adequar às normas de segurança sanitária para evitar o contágio da Covid-19 no retorno às aulas presenciais. Apenas 19% disseram que “confiam muito” na capacidade da escola neste quesito e 31% “confiam um pouco”.


DESCONFIANÇA 2

Os dados são da quinta edição da pesquisa Datafolha “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures, realizada com 1.015 pais ou responsáveis de alunos das redes públicas municipais e estaduais do País.


» Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni, para o primeiro semestre deste ano, têm até o dia 24 de fevereiro para comparecer às instituições de ensino para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula.

» A Prefeitura de Maceió vai utilizar todo o estoque da 1ª dose das vacinas contra a Covid-19 para iniciar a imunização dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) na segunda-feira (22)

» A prioridade serão as unidades localizadas nas regiões da cidade que apresentam maior incidência de casos. O estoque do município é de 3.960 doses e a Secretaria Municipal de Saúde informou que a quantidade é suficiente para vacinar os profissionais das UBS.

Mais matérias desta edição