Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN20022021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 20/02/2021

Matéria atualizada em 20/02/2021 às 04h00

A pretensão do governador Renan Filho de reduzir o percentual da alíquota da previdência estabelecida em 14%, como anunciou no seu discurso na Assembleia Legislativa, demonstra que esse seu projeto, criticado e combatido pelos servidores públicos estaduais, faz parte de uma ação eleitoreira com vistas às eleições do próximo ano.

Contestado principalmente pela Associação dos Procuradores do Estado, que considerou inconstitucional a medida adotada naquele momento, o governo de Alagoas tenta agora minimizar os efeitos danosos aos proventos dos servidores, principalmente dos aposentados, com uma relevante redução da alíquota que está sendo estudada pela Secretaria de Fazenda, como se isso lhe viesse trazer dividendos políticos.


JÁ FEITO

O mal, de acordo com algumas pessoas prejudicadas com a aplicação da alíquota de 14%, já foi feito. O desconto de 14% nos salários, aliado ao Imposto de Renda, abocanha quase que 50% dos salários, um golpe impiedoso nas finanças dos servidores públicos.


COMEMORAR O QUÊ?

A Secretaria de Segurança utilizou alguns órgãos de comunicação para comemorar “uma redução histórica no número de homicídios em Alagoas, durante o Carnaval”. Comemorar o quê, se em todos os municípios do Estado o Carnaval havia sido suspenso?


ILUMINAÇÃO

Aos poucos o prefeito JHC vai demonstrando que medidas pontuais têm atendido aos reclamos da população. Depois de reduzir o preço da passagem de ônibus, agora tem como meta rever a taxa de iluminação pública, considerada muita alta para os padrões de uma população com dificuldades financeiras.


TRATAMENTO DIFERENCIADO

Moradores nos bairros da periferia de Maceió vêm reagindo com as ações policialescas patrocinadas pela Secretaria de Segurança Pública. Acham que o tratamento que recebem é diferenciado de outras regiões da capital. Normalmente a polícia tem usado uma força desproporcional nas comunidades mais carentes da cidade.


PERIGO

Embora tenha deixado transparecer que Alagoas realizou uma ação humanitária trazendo pessoas infectadas pelo coronavírus para serem tratadas nos hospitais de Maceió, o governo não avaliou o risco que todos os alagoanos estão correndo. Com as novas cepas, ou variantes da Covid 19, importar doentes sem um diagnóstico amplo da doença é arriscar a saúde da população.


DESCONTROLE

As variantes da Covid-19 que já chegaram a Alagoas e ninguém sabe por onde podem se agravar e chegar a um descontrole total. Com um projeto de testagem deficiente, como alertam médicos infectologistas, não há como se prever o crescimento vertiginoso da doença.


PREVISÃO

Ao ser constatado mais de vinte variantes do coronavírus, alguns já instalados em Alagoas, se projeta um futuro bem pior que o presente. Ou seja, ou se faz testagem em massa para detectar a doença, evitar importação de doentes de outros estados sob a alegação de “gesto humanitário”, ou o número de mortes vai dobrar nos próximos dias.


CONVERSA FIADA

Uma operação no Village Campestre realizada pela PM durante oito horas e que prendeu apenas duas pessoas suspeitas foi comemorada pelo secretário Alfredo Gaspar, que, a exemplo do chefe, utiliza as redes sociais para fazer o seu marketing pessoal.


» A Secretaria de Saúde do Estado até agora não tem a mínima ideia de como se desenvolve a nova variante encontrada em Viçosa e Anadia.

» Apenas o que se sabe é que essa variante tem poder de uma transmissibilidade muito maior do que o coronavírus.

» Alagoas é um dos últimos estados no quesito testagem, o que contribui para o aumento de infectados e internamentos pela Covid-19.

» Para prender dois suspeitos de crimes na região do Village Campestre durante oito horas de operação, o secretário Alfredo Gaspar levou até o comandante geral da PM a tiracolo, o que desgasta a imagem do militar. É marketing de mais e efetividade de menos.

Mais matérias desta edição