Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN23022021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 23/02/2021

Matéria atualizada em 23/02/2021 às 04h00

Numa sessão histórica em um momento delicado da vida nacional, quando o Brasil praticamente parou para acompanhar o julgamento do deputado Daniel Silveira, preso por determinação do Supremo Tribunal Federal por ameaças e agressões verbais à Corte, a Câmara dos Deputados deu um exemplo de maturidade e responsabilidade com a decisão da maioria absoluta dos seus integrantes.

Durante o julgamento, que durou algumas horas, se destacou a atuação firme e serena do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, que soube conduzir a sessão com profundo conhecimento do Regimento Interno e permitir ampla defesa ao acusado, que participou de vídeo-conferência por três oportunidades. A Câmara dos Deputados cumpriu com seu dever constitucional, respeitou o Estado Democrático de Direito e demonstrou maturidade ao analisar um caso que respingou em todo o Congresso Nacional.


Radicalismo

O deputado estadual Antônio Albuquerque, logo depois de a Câmara manter a prisão de Daniel Silveira por 364 votos, reagiu intempestivamente contra a maioria da bancada alagoana, chamando todos que votaram a favor da manutenção da prisão de covardes, menos, evidentemente, seu filho Nivaldo Albuquerque. O deputado, lamentavelmente, não considerou a legitimidade do processo, nem tampouco levou em consideração uma ação pertinente num Estado Democrático de Direito.


Reprimenda

Os deputados federais reagiram às declarações de Antônio Albuquerque e mostraram, em uma nora sucinta e objetiva, sua aversão aos ataques intempestivos desferidos pelo parlamentar. Ao repudiarem com “veemência as acusações de covardia”. Ensinaram ao belicoso deputado que a melhor maneira de combater o radicalismo é o amplo debate de “ideias, saudável, construtivo, emancipador e Republicano”.


Crime hollywoodiano

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, parece querer ser um protagonista de episódio da Globo no Cine Roliúde, produzido no Estado do Ceará. Utilizando helicóptero por pura pirotecnia na parte alta de Maceió, sem causa que justificasse o aparato bélico utilizado, exagera em mais uma missão.


Apelação

Pelo menos durante uma hora, o helicóptero da SSP deu um show de exibição sobre os bairros do Canaã e Ouro Preto no último sábado, sem motivo aparente. Puro exibicionismo e que foi criticado por quem ficou incomodado com a espalhafatosa operação policial.


Anistia anulada

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos anulou mais de 120 reconhecimentos de anistiados políticos em razão da “ausência de comprovação da existência de perseguição exclusivamente política no ato concessivo”. As portarias que anulam atos anteriores do Ministério da Justiça estão publicadas no Diário Oficial da União dessa segunda-feira, 22. De acordo com os textos, está assegurada a não devolução das verbas indenizatórias já recebidas.


Mais rigor

A cidade de Araraquara-SP estava ontem com as ruas vazias e pouca movimentação no primeiro dia útil de lockdown, decretado pelo agravamento da pandemia de coronavírus. Salvador-BA vai fechar as praias, quadras e clubes para frear a Covid-19. Medidas rigorosas foram adotadas em praticamente todos os municípios da Bahia. Na Paraíba, decreto fecha bares e restringem o funcionamento do comércio e turismo nas praias. Sem alteração Em Alagoas, a situação não é menos grave. A pandemia continua avançando, variantes do vírus já chegaram a dois municípios, com real ameaça de aceleração do contágio no Estado, as praias continuam muito frequentadas, lotando nos fins de semana, os calçadões do comércio parecem formigueiros no dia a dia, mas o governo estadual ainda não vê motivos para apertar as medidas de combate ao coronavírus.


Vistorias na SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou, nessa segunda-feira, 22, as vistorias anuais e obrigatórias aos táxis que atuam na capital. O procedimento segue datas definidas pelas equipes técnicas e divulgadas na portaria nº 014, publicada na edição de 12 de fevereiro de 2020, no Diário Oficial do Município (DOM). Para realizar o procedimento, é necessário o agendamento prévio no site https://www.online.maceio.al.gov.br/5/.

Mais matérias desta edição