Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN24022021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 24/02/2021

Matéria atualizada em 24/02/2021 às 04h00

O suposto uso desproporcional da força policial em um aniversário de família, onde crianças participavam no bairro do Clima Bom, na parte alta de cidade, na semana passada, está sendo investigado pelas autoridades e acompanhado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública.

Ao se comprovar o abuso de poder com uso de spray de pimenta e bombas de efeito moral, os militares que participaram da ação policial podem ser punidos com rigor. É de se indagar, se a polícia, cumprindo ordens superiores, faria o mesmo em outros bairros considerados chiques de Maceió.


Apuração

A exemplo das investigações do assassinato do policial civil Jorge Vicente Ferreira, quando a guarnição da PM foi recolhida ao Presídio Militar depois de ouvidas testemunhas e a perícia técnica, a Corregedoria da Polícia deve investigar a fundo a desastrosa operação, onde participavam pessoas simples e sem o poder de reagir.


Discriminação

Moradores da região do Clima Bom, revoltados com a ação considerada abusiva de policiais militares, acusam os PMs de discriminarem a população da periferia, nivelando seus habitantes aos que estão à margem da lei. Ali é um bairro pobre, mas de gente de bem, reagiu um dos moradores logo após a ação policial.


Excesso

Mesmo com vídeos nas redes sociais mostrando a ação da PM, o promotor Magno Alexandre Moura, que também faz parte do Conselho Estadual de Direitos Humanos, vai acompanhar os procedimentos de praxe da Corregedoria da Polícia Militar para saber se ocorreu excesso na abordagem da família que comemorava um aniversário.


Documentos perdidos

Cerca de 133 documentos pessoais aguardam o resgate por seus donos no serviço de Achados e Perdidos dos Correios em Alagoas. No ano passado, em todo o Estado, 336 documentos deram entrada no local para que fossem resgatados pelos cidadãos. Número é cerca de 50% menor que o registrado em 2019, que chegou a 664.


Documentos perdidos 2

Considerando que esses documentos acontece são perdidos com maior frequência durante feriados prolongados e festas populares, quando há o aumento no trânsito de pessoas e aglomerações, a baixa nos números já era algo esperado pela instituição. No entanto, o serviço de Achados e Perdidos continuou ativo durante todo o período de pandemia. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, ontem, o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A vacina é a primeira a obter o registro sanitário definitivo no país, mas ela ainda não está disponível em solo brasileiro. A Pfizer informou que só vai negociar as doses da vacina contra a Covid com o governo, descartando especulações sobre a venda para a rede privada. Ducha fria para empresas alagoanas interessadas na compra.


Compra por estados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira (23), para autorizar que estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra a Covid-19. Essa permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes.


Variantes no País

O Brasil já identificou novas variantes em exames de 204 pacientes com coronavírus, informou ontem o Ministério da Saúde. São 20 casos da variante do Reino Unido e 184 da brasileira, originada no Amazonas. Até o momento não há registro da variante da África do Sul. Os estados com a variante do Reino Unido (20) são São Paulo (11 casos), Bahia (6), Goiás (2) e Rio de Janeiro (1). Alagoas, com dois casos, e mais 16 estados estão com a variante brasileira.

Mais matérias desta edição