Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN26022021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 26/02/2021

Matéria atualizada em 26/02/2021 às 04h00

As constantes ações espalhafatosas da Secretaria de Segurança Pública em todo oEestado não refletem naturalmente a redução da violência em em Alagoas. Basta acompanhar de perto o noticiário para que se constate o aumento da criminalidade, com crimes bárbaros que se sucedem dia a dia. Ou seja, o uso abusivo de helicóptero pelo secretário Alfredo Gaspar e a utilização de forças desnecessárias para operações miúdas só trazem desgaste para as polícias Militar e Civil.

Ultimamente, o maceioense tem se deparado com espetáculos pirotécnicos com o Amarelinho, como estão chamando o helicóptero da Segurança Pública, que vem aparecendo em voos rasantes na cidade e pousos até mesmo na orla marítima, sem resultados aparentes. Um método próprio daqueles que precisam estar na mídia para sobreviver politicamente.


Até quando?

O aumento dos casos de infecções pelo coronavírus, que já atingem grande parte da região nordestina , particularmente, Alagoas, causa apreensão nas autoridades sanitárias. Enquanto cinco estados do Nordeste já restringiram a frequência da população em logradouros público, até mesmo com toque de recolher, por aqui nada está previsto, enquanto aumentam os casos e os óbitos pela Covid-19.


Alerta

As autoridades de saúde devem, urgentemente, recomendar ao governo de Alagoas algumas medidas preventivas para barrar o avanço do coronavírus. No litoral Norte, por exemplo, algumas cidades balneárias já ligaram o alerta. Um diagnóstico feito pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Ufal revelou que as cidades turísticas foram as mais atingidas.


Entrave

Se o governo for atender aos pedidos de deputados e vereadores para priorizar a vacinação em grupos considerados especiais, certamente não vai poder cumprir com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.


Trégua

Até o dia 19 de março, os rodoviários irão manter sem problemas o sistema de transporte público sem intercorrências. A partir daí, novas assembleias deverão ser realizadas para definir a reposição das perdas que os trabalhadores vêm reivindicando.


Notícia falsa

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Adrualdo Catão, divulgou vídeo desmentindo boato espalhado nas redes sociais de que estariam previstas multas para quem for flagrado sem máscaras dentro dos veículos. Segundo ele, não procede.


Pagamento do IPVA

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) prossegue com o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021. Proprietários de veículos automotores e motociclistas com placas de finais 1 e 2 podem parcelar ou quitar o débito, em cota única sem desconto, até esta sexta-feira (26).


Mais faltosos

Em Alagoas, a reaplicação das provas do Enem 2021 aconteceu em 21 municípios e o que chamou a atenção foram os altos índices de faltosos nos dois dias de exames, entre os mais altos do país, conforme dados divulgados pelo Inep. No primeiro dia, foram 2.840 ausentes, um total de 93,4% do total previsto; no faltaram 2.919 (94,2% ).


PF renova frota

A Polícia Federal em Alagoas adquiriu, através de processo licitatório, veículos semiblindados que irão atender 100% da demanda de viaturas ostensivas da Instituição no país. São cinco veículos da marca Ford Ranger, todos com blindagem “tipo escudo”, e uma Chevrolet Trailblazer, reforços no processo de renovação e modernização da frota.

Mais matérias desta edição