Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5670
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN28042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 28/04/2021

Matéria atualizada em 28/04/2021 às 04h00

Embora o estado de Alagoas seja mantido na Fase Vermelha, o governo surpreendeu e flexibilizou as normas sobre o setor produtivo a partir de hoje. Funcionamento do comércio em todos os dias da semana com abertura de bares, restaurantes, além da abertura dos calçadões e praias foram algumas das medidas reveladas pelo governador Renan Filho durante entrevista coletiva na manhã de ontem. O governo alerta, entretanto, que as regras de funcionamento estão mantidas com algumas restrições e o avanço da flexibilização será determinado pelos resultados estatísticos que serão reavaliados nos próximos dias. Ou seja, nem tanto, nem tão pouco. Além dos trabalhadores dos shoppings, o calçadão do comércio foi palco de reivindicações ontem pela manhã ao governo, tentando sensibilizar da situação dramática por que passam empresas e empresários. As reivindicações parecem ter sensibilizado o governo.


NA MIRA

Fatalmente alguns governadores, especialmente do Nordeste, se sentirão incomodados com a CPI da Pandemia, instalada no Senado Federal. Sumiço de respiradores comprados, calote nos cofres públicos e até superfaturamento nos equipamentos, estão na ordem do dia. Ou seja, todos eles devem ter a resposta na ponta da língua para não se complicarem depois.


ALVO

O Consórcio Nordeste que patrocinou episódios de desconfiança durante a pandemia, será inevitavelmente um dos alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito. É apenas uma questão de tempo.


DÚVIDAS

As autoridades de saúde precisam esclarecer e informar com mais frequência quais os procedimentos para quem tomou a primeira dose da vacina e, por outros motivos, deixou de tomar a segunda. No caso, por exemplo, de quem tomou a primeira dose e contraiu a Covid, qual o prazo para tomar a outra dose e se a primeira, depois de tanto tempo, ainda tem eficácia.


COMPROVANTE

Para impedir as “invasões” de alagoanos em outros municípios durante a vacinação contra a Covid-19, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) recomentou, por meio de nota informativa, que as prefeituras passem a pedir a apresentação do comprovante de residência.


COMPROVANTE 2

Segundo indica o documento – publicado no dia 24 de abril-, as pessoas do atual grupo prioritário estão saindo da cidade e/ou estado onde moram para receber o imunizante em outros municípios de Alagoas.


LUTO

Faleceu, na tarde dessa segunda-feira (26), Carlos Roberto Vieira de Oliveira, colaborador do setor de Recursos Humanos (RH) da Organização Arnon de Mello (OAM). Carlinhos, como era conhecido, estava internado no Hospital Arthur Ramos, após complicações da Covid. Ele deu entrada na unidade de saúde, apresentando sintomas de cansaço, e precisou ser intubado, onde recebeu o devido tratamento, mas não resistiu.


LUTO 2

O produtor de rádio e radialista Alisson Moura morreu, na noite dessa segunda-feira (26), vítima da Covid-19, em Maceió. Alisson, que é filho do também radialista França Moura, estava internado no Hospital Metropolitano, por complicações da doença.


VACINA

O Ministério da Saúde enviou na segunda-feira (26) uma nota técnica orientando que todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) sejam colocadas no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. Em 15 de março, o governo já tinha incluído as gestantes com comorbidades. Apesar da inclusão, o governo federal diz que primeiro devem ser vacinadas as grávidas com doenças pré-existentes.


» A corregedoria da Seris instaurou um processo administrativo disciplinar e determinou a instauração de uma comissão para apurar irregularidade supostamente praticadas por diretores e policiais penais, que atuam no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

» Mesmo com as visitas suspensas nos presídios alagoanos, para evitar a disseminação da Covid-19, na unidade prisional do interior de Alagoas, a rotina continuava sendo mantida, favorecendo os reeducandos.

» As instituições de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam ontem a convocar os candidatos selecionados entre os estudantes que se inscreveram na lista de espera do sistema do Ministério da Educação.

Mais matérias desta edição