Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN04052021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 04/05/2021

Matéria atualizada em 04/05/2021 às 04h00

O município de Maceió foi tomado de surpresa com a investida do Ministério Público sobre o cumprimento do decreto estadual que estabelece parâmetros sobre o que fazer neste período de pandemia.

Mesmo fazendo o dever de casa com eficiência e tendo prerrogativas para tal, o município é alertado pelo MP sobre a competência para por em execução alguns procedimentos, com se estivesse surrupiando ou atropelamento o decreto do governo. Ao que se sabe e se observa, é que Maceió vem cumprindo rigorosamente com suas obrigações, obedecendo aos protocolos sanitários e permitindo que a população de Maceió se beneficie com a vacinação, alternativa fundamental para salvar vidas.


COM ATRASO

Alguns órgãos de representação popular parecem que só agora começam a despertar sobre as dificuldades que enfrentam as famílias atingidas pelo desastre da Braskem. Se o apoio tivesse vindo antes, certamente os moradores e a empresa que patrocinou o desastre na região já teriam chegado a um grande acordo sobre as indenizações.


ALERTA

O governo do Estado acompanha com muita preocupação o desenrolar da pandemia, depois da abertura parcial de alguns segmentos da economia. Se a situação piorar, volta tudo como era antes, confidenciam inquilinos do Palácio República dos Palmares.


COMPROMETIDO

O velho e conhecido Hospital Portugal Ramalho, que tantos serviços prestou à sociedade alagoana durante dezenas de anos, terá que ser realocado pela fúria do afundamento do bairro provocada pela Braskem. Só que ainda ninguém sabe pra onde e como ficam os pacientes que ali recebem tratamento psiquiátrico


COVID

O Brasil registrou 1.054 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda (3) 408.829 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.375. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -16%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes do vírus.


COVID 2

Essa foi a menor média móvel de mortes registrada desde 25 de março, quando ela estava em 2.276 --e em plena ascenção naquele momento. O ritmo atual da queda, no entanto, está se mantendo em -16% pelo terceiro dia seguido e não ficou abaixo de -20% nas últimas semanas. É pouco se comparado ao ritmo de crescimento que a curva apresentou em março, com altas que passaram de +50%.


EFEITO

A proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais caiu pela metade no Brasil após o início da vacinação contra a Covid-19. Os dados fazem parte de um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O percentual médio de vítimas dessa faixa etária era de 25% a 30% em 2020 e passou para 13% no final de abril. Quando teve início a imunização, em janeiro de 2021, o percentual era de 28%.


PESQUISA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou três pesquisas para melhorar o acesso dos cidadãos aos sites da Justiça Eleitoral. Segundo o tribunal, o levantamento vai ajudar a colher sugestões de eleitores, servidores, advogados e jornalistas para aprimorar a navegação nas páginas dos 27 tribunais regionais eleitorais e do próprio TSE. Quem tiver interesse pode acessar o site do TSE e preencher os formulários eletrônicos sobre publicações de conteúdo, acessibilidade para pessoas com deficiência e diversos aspectos.

» O Parque Municipal de Maceió reabrirá hoje. Após as fortes chuvas que caíram na pital alagoana no último mês, a área precisou ser fechada para manutenção.

» Faleceu, na manhã desta segunda-feira (03), a ex-conselheira tutelar Aurilene Oliveira Carvalho, em decorrência da Covid-19. Aurilene era também proprietária de colégios particulares em Maceió e Arapiraca. » Dona Lena ficou 23 dias internada na UTI do Hospital do Coração, em Maceió, ficou intubada, fez uso de ECMO e hemodiálise, mas não resistiu.

» O Prouni abriu ontem as inscrições para vagas remanescentes, aquelas que não foram preenchidas na chamada regular, aberta em janeiro. Os interessados terão até as 23h59 de terça-feira (4) para se candidatar.

Mais matérias desta edição