Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN05052021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 05/05/2021

Matéria atualizada em 05/05/2021 às 04h00

Impaciente com o avanço das negociações visando as eleições do próximo ano, o governador começou a mexer no seu secretariado e garantir pontos estratégicos se houver necessidade de novas composições políticas.

É o caso, por exemplo da Secretaria de Educação, pasta de muita visibilidade, mas que não deve ir até o final do mandato com Rafael Brito. Em baixa com as medidas adotadas recentemente onde o setor produtivo saiu com prejuízos inestimáveis, o governo estabelece metas para tentar recuperar o desempenho da máquina administrativa, o que parece não ser tarefa tão fácil.

Em breve, novas arrumações, até o governador decidir se será ou não candidato em 2022.


ÁREA AFIM

O vereador Kelmann Vieira, que conduziu durante vários anos a Câmara Municipal de Maceió, estreia agora na Secretaria de Estado de Prevenção à Violência. Uma escolha pertinente, já que Vieira conhece bem a área por ser delegado de polícia de carreira.


EXAGERO

Mesmo ainda em plena pandemia com mais de uma dezena de mortos por dia e centenas de infectados, o ex-secretário de Desenvolvimento e Turismo Rafael Brito vaticinou que, em pouco tempo, uma alta demanda turística chegaria a Alagoas. Que essa previsão seja bem-vinda, numa situação pandêmica que ainda não está controlada em Alagoas.


PRUDÊNCIA

A diminuição do número de casos de Covid em algumas regiões de Alagoas não quer dizer necessariamente que pandemia está chegando ao fim. Todas as medidas preventivas devem ser observadas e os protocolos acompanhados pelas autoridades sanitárias, para não ocorrerem surpresas desagradáveis.


AVANÇANDO

Os efeitos do afundamento de alguns bairros provocados pela Braskem aumentam a cada dia. Agora, a Defesa Civil de Maceió anunciou a inclusão de mais algumas áreas, com o Flexal de Baixo, Flexal de Cima e a Rua Marquês de Abrantes, em Bebedouro. Mesmo que as regiões não apresentem necessariamente situações críticas, o isolamento da população da região foi um dos fatores a serem observados pelas autoridades


REAÇÃO

A inclusão de presos nos grupos prioritários para tomar a vacina contra a Covid-19 definido pelo governo do Estado mereceu a reprovação da Assembleia Legislativa durante a sessão de ontem pela manhã. Para alguns deputados, a prioridade deveria ser outra, como, por exemplo, todas as pessoas que utilizam o transporte público na capital e no interior


VACINA

Alagoas já aplicou 670.610 doses das vacinas contra a Covid-19 até esta terça-feira (4), segundo a Sesau. No total, 458.380 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, enquanto 212.230 já completaram o ciclo de imunização, recebendo a segunda dose. Com a chegada da remessa de vacinas da Pfizer, Alagoas iniciou ontem o agendamento de gestantes, puérperas e transplantados, que poderão ser imunizadas a partir desta quinta (6), das 8h às 16h. Apenas no primeiro dia, o estado registrou mais de 300 marcações e 1.050 pessoas cadastradas no sistema.


DONATIVOS

Em um mês e dois dias, a Campanha Vacina Solidária arrecadou sete toneladas em alimentos, segundo a Prefeitura. A entrega para as famílias carentes e afetadas pela pandemia começou esta semana. As doações já estão auxiliando as famílias do assentamento Tereza de Benguela, além das crianças e adolescentes do Lar da Menina e a população em situação de rua,


» O Brasil registrou 3.025 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta terça-feira (4) 411.854 óbitos desde o início da pandemia.

» Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.361. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -15%.

» A avenida principal do Distrito Industrial Luiz Cavalcante será bloqueada nesta quarta-feira (5), a partir das 8h, no trecho em frente à antiga fábrica da Coca-Cola. » A via receberá obras nas redes pluviais e uma nova pavimentação.

» O candidato que quiser pedir isenção da taxa de inscrição do Enem neste ano deve se inscrever entre os dias 17 e 28 de maio.

Mais matérias desta edição