Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
FATOS & NOTÍCIAS

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN21072021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/07/2021

Matéria atualizada em 21/07/2021 às 04h00

Depois da aprovação pela Assembleia Legislativa, o governo do Estado autorizou a contratação de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD no valor total de US$ 150 milhões o que representa, só nesses dois, a bagatela de aproximadamente R$ 900 milhões.

Nesses dois empréstimos, que terão como garantia a arrecadação do tesouro estadual, o Estado vai se endividar ainda mais e certamente os custos decorrentes dessas duas operações de crédito somente começarão a ser pagas pelo futuro governador. Ou seja, o governo atual faz a festa e deixa o pepino para as futuras administrações


BEM AMARRADO

Os contratos de financiamentos, como todos os outros que o Estado sofre para honrar seus compromissos, dá como garantia suas próprias finanças, acrescidos, naturalmente, de juros e correção monetária. Essa dinheirama toda deverá ser despejada em obras de concreto e asfalto, visando às eleições do próximo ano, principal objetivo do Palácio República dos Palmares.


ABANDONADO

Enquanto a população mais carente da periferia das cidades sofre com a falta de uma política de erradicação da pobreza, prometida e não cumprida pelo atual governo, estradas, hospitais e Cips são o destino dos recursos disponíveis, embora esses projetos raramente sejam concluídos.


QUASE PARANDO

Quem transita pela AL – 101 Norte dá para observar que as obras andam em ritmo de tartaruga e dificilmente o governo do Estado entregará essa duplicação ainda até o final do próximo ano. Embora seja da maior importância para o turismo da região Norte do Estado, parece não haver disposição política para que ela seja concluída.


APOIO AO TURISMO

Uma emenda apresentada pelo senador Fernando Collor e aprovada no Congresso Nacional garante investimentos para o desenvolvimento de rotas turísticas em Alagoas e nos demais estados do Nordeste. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado aguarda com confiança a sanção pelo presidente Jair Bolsonaro.


IMPACTO POSITIVO

Ao comentar sobre sua emenda parlamentar que beneficia todo o Nordeste brasileiro, especialmente o estado de Alagoas, Collor destacou que essa ação corresponde à execução de uma política pública de efetivo impacto para o desenvolvimento regional, cujo turismo é a mola propulsora da geração de emprego e renda.


DESCASO

Em um vídeo que tem circulado nos aplicativos de mensagem, uma família relata o descaso do governo do Estado com o atendimento de uma idosa no Hospital Geral do Estado. O caso é da paciente Maria José da Rocha, de 90 anos, que deu entrada na unidade, no último dia 13, após sofrer uma trombose. Ela aguarda há uma semana por uma cirurgia emergencial.


DESCASO 2

No vídeo, a neta da paciente, Cíntia Oliveira, explica que o procedimento foi marcado e desmarcado no dia da realização, por duas vezes, e, após a informação de que a paciente aguardaria por leito de UTI no corredor do hospital, a família veio a público pedir providencias da gestão.


VACINAS

O Ministério da Saúde divulgou que vai entregar esta semana para todos os estados e para o Distrito Federal mais de 8,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Entre as doses, estão: 1,036 milhão da AstraZeneca/Covac; 1,728 milhão da Coronavac; 1,523 milhão da Pfizer; e 4,461 milhões da AstraZeneca/Fiocruz.


» Desde o início da campanha de vacinação, o ministério distribuiu mais de 154 milhões de doses. A população-alvo no Brasil é de 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.

» Para a realização de uma manutenção geral, o Ônibus da Vacina suspenderá a aplicação da primeira dose de vacinas contra a Covid nesta quarta-feira (21). O serviço retornará normalmente na quinta-feira (22), a partir das 9h, na Praça Deodoro.

» A Ufal está selecionando bolsistas que vão atuar como avaliadores de recursos educacionais no âmbito do Programa Nacional de Livro Didáticos. O prazo para se inscrever vai até hoje para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação.

Mais matérias desta edição