Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
FATOS & NOTÍCIAS

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN22072021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 22/07/2021

Matéria atualizada em 22/07/2021 às 04h00

A retração da pandemia em Alagoas, com a diminuição do número de mortes e infectados, não quer dizer que se afrouxem as medidas de prevenção tomadas no auge de proliferação da doença. É o caso de se acompanhar como anda o comportamento de todos para que não haja retrocesso depois.

Nas áreas públicas, principalmente nos finais de semana, se observa um certo abuso nas aglomerações de pessoas, como banhistas em um rio próximo à praia da Sereia sem a devida proteção, sem que haja uma fiscalização efetiva por parte das autoridades, o que não condiz com o alto risco de contaminação.


ABASTECIDO

Se depender do Ministério da Saúde, não faltarão imunizantes nos estados e municípios, embora haja uma dificuldade logística para atender rapidamente toda a população que necessita ser vacinada. Vários lotes das vacinas da Pfizer, AstraZenica e Coronavac estão chegando a Alagoas e garantem a imunização de pessoas abaixo dos 35 anos.


SUPERLOTADO

Muito embora os hospitais colocados à disposição pelo governo do Estado estejam com redução de suas capacidades, o Hospital Geral do Estado passa pelas mesmas dificuldades de sempre.


ALERTA

Pelos dados da Secretaria de Saúde, pelo menos 14% de pessoas com idade acima dos 80 anos ainda não receberam a segunda dose da vacina, o que vem preocupando as autoridades sanitárias que alertam para uma possibilidade de contaminação pelo vírus da Covid-19.


ALÍVIO

Mesmo com as estatísticas demonstrando que alguns municípios não registraram nenhum caso fatal de Covid nos últimos dias, o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Ufal ainda assinala que o número de infectados continua crescendo em outras regiões. Portando, todo cuidado é pouco.


INDICIAMENTO

Três policiais militares foram indiciados por homicídio no Inquérito Policial Militar (IPM) que investiga a morte de Carlos Henrique Ferreira da Silva após abordagem policial em 24 de novembro de 2019, no bairro Pitanguinha, em Maceió. O indiciamento foi feito pelo comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Wellington Bittencourt, que discordou do encarregado da investigação que havia concluído pelo não indiciamento.


COVID

Nesta quarta-feira (21, o Brasil chegou à marca de mais 545 mil mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia, em março do ano passado. No total, já são 545.604 vidas perdidas para a doença. A média móvel de mortes diárias provocadas pela Covid-19 foi de 1.172. Em comparação com verificado há duas semanas, houve variação de -18,5%, sinalizando desaceleração nos óbitos. É o 25º dia em que o indicador apresenta queda.


VACINAS

Um novo lote com 1.036.800 vacinas contra covid-19 vindas pelo consórcio Covax Facility devem chegar ao Brasil nesta quarta-feira (21). Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), os imunizantes serão da fabricante AstraZeneca/Oxford. Até quinta-feira (22), serão enviadas aos estados e ao Distrito Federal mais de 8,7 milhões de doses de vacinas covid-19. Desde o início da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 154 milhões de doses. A população-alvo no Brasil é de 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.


VACINAS 2

Alagoas já aplicou 1.580.244 doses das vacinas contra a Covid-19 desde janeiro, quando a vacinação começou no Estado, segundo o Boletim de Imunização divulgado nesta quarta-feira (21), pela Sesau.


» O trecho da Avenida Gustavo Paiva, próximo à Unidas Seminovos, que precisou ser interditado para realização dos serviços de limpeza, desobstrução e substituição da tubulação que compõe a rede de drenagem na via, foi liberado, ontem, para o tráfego de veículos.

» Conforme cronograma de obras, os técnicos executaram somente a cobertura da vala para liberar o local. Na próxima semana, a Seminfra está programando o asfaltamento do trecho.

» A Semed realiza, hoje, a partir das 15h, um debate com a pauta sustentável. Destinada a professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, a tratativa terá transmissão ao vivo, pelo canal da Semed no Youtube.

Mais matérias desta edição