Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
FATOS & NOTÍCIAS

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN03082021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 03/08/2021

Matéria atualizada em 03/08/2021 às 04h00

Vista por milhões de pessoas como a cidade Sorriso, Maceió esconde, em algumas partes nobres da capital principalmente onde se localizam os bairros mais badalados, um retrato oposto ao que diz sua história. A pretexto de realizar serviços de saneamento básico para oferecer melhores condições de vida à população, as empresas que prestam serviços ao Estado e ao município ignoram o tratamento pós-obra e deixam as ruas e avenidas em estado lastimável. Além dos trabalhos executados mal arrumados, os órgãos públicos também não fazem o dever de casa, fiscalizando e punindo quem de fato não cumpre com suas obrigações.

A situação é tão grave que a Câmara Municipal já constituiu uma Comissão Especial para fiscalizar a execução dos serviços e o Ministério Público já foi provocada pela prefeitura para que a Casal aja com rigor com seus prestadores de serviços, que não realizam com responsabilidade as obras contratadas


INTERMINÁVEIS

Desde a gestão passada que obras intermináveis são feitas principalmente na Avenida Amélia Rosa, uma das mais bem frequentadas da orla de Maceió, o que demonstra a falta de planejamento do governo do Estado a não concluir em prazos estabelecidos. Nesse caso, como sempre, quem paga a conta é o contribuinte com os danos decorrentes do tráfego de veículos e o incômodo da realização das obras.


RETORNO

Os deputados estaduais retornam hoje às suas atividades legislativas depois do recesso e as sessões plenárias prometem ser bastantes movimentadas. Na pauta, requerimentos polêmicos, possível convocação de representantes do Consórcio Nordeste para esclarecer sobre o calote dos respiradores e, naturalmente, a devolução dos recursos de aposentados e pensionistas que o Estado se nega a pagar.


NOVA FASE

O governo do Estado deve anunciar ainda esta semana novas medidas e uma maior flexibilização de alguns setores da economia. O setor de eventos, por exemplo, pede uma maior abertura para recuperar parte do prejuízo causado pela pandemia.


DOIS PESOS

O Estado ganhou no último domingo mais uma rota aérea regular operada pela nova empresa Itapemirim, que já foi referência na condução de passageiros por via terrestre. O governo não deu detalhes das políticas de incentivos à nova operadora, mas certamente está concedendo facilidade na compra do combustível, o que não faz com o sacrificado consumidor alagoano, que paga uma das mais caras gasolinas do Nordeste.


NAS RUAS

As fortes chuvas que caíram em Maceió durante o final de semana não deram para impedir que manifestantes fosse às ruas na orla marítima para pedir que fosse aprovado o voto auditável, ou impresso. As reivindicações também foram registradas em diversas capitais do País.


COVID

A média móvel de mortes diárias provocadas pela Covid-19 foi de 962. Em comparação com o verificado há duas semanas, houve variação de -19,2%, o que sinaliza desaceleração nos óbitos. É o 3º dia em que o indicador fica abaixo de mil mortes diárias. No último fim de semana, a média móvel caiu para menos de mil pela primeira vez em seis meses. No total, o Brasil já perdeu 557.223 vidas para a doença e computou 19.953.501 casos de contaminação


VACINA

A Pfizer Brasil, divulgou, ontem, que vai entregar ao Ministério da Saúde, até o dia 22 de agosto, 17,6 milhões de doses da vacina ComiRNAty, contra a Covid-19, produzida em parceria com a BioNTech. Somadas aos lotes anteriores, mais de 47,6 milhões de doses terão sido entregues pela farmacêutica.


» A Corregedoria da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) instaurou um procedimento administrativo disciplinar para apurar a entrada aparelho celular e chips telefônicos no Presídio Militar.

» Uma revista interna realizada no dia 8 de maio deste ano na unidade prisional localizou um celular, dois chips e três cabos carregadores em três celas.

» As unidades da Justiça Eleitoral de Alagoas retomaram o atendimento presencial ontem para pessoas que não têm acesso à internet e a outros meios de comunicação digitais.

» Desde o ano passado, todos os serviços dos cartórios eleitorais estão disponíveis no portal www.tre-al.jus.br.

Mais matérias desta edição