Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN12102021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 12/10/2021

Matéria atualizada em 12/10/2021 às 04h00

As denúncias de alguns deputados sobre as péssimas condições das estradas alagoanas levantam a suspeita de que os serviços contratados pelo governo do Estado custaram muito caro com uma qualidade bastante duvidosa. Para quem gastou nos últimos anos centenas de milhões de reais em estradas, o esfarelamento do asfalto em algumas regiões precisa ser urgentemente investigado pelos órgãos de controle estadual. Como o marketing do governo se baseia em transparência, preços baixos e qualidade, nada melhor do que uma radiografia da situação atual, onde deputados afirmam que o material destinado às estradas não condiz com os recursos destinados para tal fim.

As estradas que vêm se deteriorando em tempo recorde fazem lembrar a construção dos Cisps denunciadas pelo próprio Sindicato dos Policiais Civis, onde suas instalações apresentam vulnerabilidade que mais parecem terem sido feitas de papelão.


INVESTIGAÇÃO

Nos bastidores, alguns deputados estudam a possibilidade de pedir uma investigação profunda sobre o material utilizado pelas empreiteiras na construção de estradas em todo o território alagoano, com apresentação de um laudo técnico feito por especialistas no assunto para identificar as causas do deterioramento do pavimento em tempo recorde.


DEFINIÇÃO

Está prevista para amanhã, dia 13, uma definição por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sobre uma maneira de baratear o combustível, que já teve novo aumento na gasolina e no gás de cozinha nas refinarias desde a última sexta-feira. A previsão é de que se estabeleçam parâmetros na cobrança do ICMS por parte dos estados.


DIFERENCIADO

Além de um ICMS exagerado cobrado no preço dos combustíveis, o Estado ainda estabeleceu um percentual fixo além do previsível para ser aplicado nas bombas. Insaciável, o governo de Alagoas, como tantos outros estados, está na mira do Congresso e do governo federal.


FERIADO NACIONAL

Desde ontem que as atividades judiciárias estão suspensas e somente retornarão amanhã, quarta-feira. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas no final da última semana. Hoje, o comércio funciona em horário especial das 8h às 14 horas.


CONVERSA FIADA

O governo do Estado tem anunciado que Alagoas é o 3º estado do Nordeste que mais investe em tecnologia, mas o Centro de Inovação do Polo Tecnológico, localizado no bairro do Jaraguá, parece não ter saído ainda do papel, mesmo com previsão de gastos na ordem de R$ 18 milhões.


CAMPO GRANDE

O Ministério Público Estadual abriu procedimento preparatório para apurar a denúncia de que a Câmara de Vereadores do município de Campo Grande estaria recebendo da prefeitura o duodécimo com valores menores do que o devido. A portaria contendo a abertura da investigação foi assinada pelo promotor de Justiça de Girau do Ponciano, Sérgio Ricardo Vieira Leite. Nela, consta a informação de que o Poder Executivo Municipal não estava atendendo aos pedidos de informações feitos a tempo e de forma regular.


CAMPO GRANDE 2

Na avaliação do promotor, agir desta maneira pode se caracterizar, em caso de confirmação, atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública. Com a instauração do procedimento preparatório, o MP quer apurar com mais profundidade a representação feita pela Câmara. Documentos que comprovariam o repasse menor do duodécimo já foram enviados à Promotoria. A chefia do Executivo será notificada da investigação para que responda às denúncias no prazo de 20 dias.


» As atividades na Academia Jatiúca, situada na orla marítima de Maceió, foram suspensas temporariamente. O motivo é que o espaço está passando por manutenções para melhorar a segurança do local.

» A previsão é que a revitalização seja finalizada até a primeira semana de novembro.

» A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai abrir para doação de sangue nesta terça-feira (12) - Feriado Nacional da Padroeira do Brasil, das 7h30 às 17h.

» Já o Posto de Coleta do bairro Farol, situado no Hospital Veredas, não funcionará no feriado e reabre apenas na quinta (14), das 7h às 17h. A unidade de Arapiraca não funcionará hoje.

Mais matérias desta edição