Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN14102021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 14/10/2021

Matéria atualizada em 14/10/2021 às 04h00

A proposta do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, para baratear os preços dos combustíveis, já amplamente conhecida, deverá ser apreciada na próxima semana pela Câmara, pauta que está sendo encarada como emergencial.

Baratear o preço da gasolina em até 8%, o do álcool em 7% e do diesel em 3,7% é o objetivo da proposta, embora ela venha encontrando resistências. Pelos estudos feitos pela equipe do presidente da Câmara dos Deputados, que já discutiu essa possibilidade até mesmo com o presidente da República, a mudança irá considerar a média dos preços nos últimos dois anos.


INSATISFAÇÃO

Ontem, Arthur Lira, ao considerar que existe uma crise em relação ao preço do gás de cozinha, aproveitou para chamar de “absurdo” o monopólio da Petrobras no setor, que tem penalizado grande parte da população brasileira. Ele acha que é preciso que o assunto seja tratado com transparência, mas acredita que a mudança na política de preços da Petrobras ou uma mudança na diretoria da empresa seja a melhor saída neste momento.


REDUÇÃO DO ICMS

Na pauta das propostas, cada estado aplicaria a sua alíquota de ICMS, mas sem deixar de arrecadar o imposto considerado muito importante para o desenvolvimento das unidades da Federação.


EFEITO

Os reajustes constantes dos preços dos combustíveis, que atingem o bolso do consumidor, são um dos problemas que vêm sendo enfrentados pelo governo federal, já que eles estão atrelados à variação do dólar no mercado internacional. Mesmo assim, o governo tenta encontrar uma solução a curto prazo.


FINANCIAMENTO

Os preços dos combustíveis estão tão altos em Alagoas, que os postos têm incentivado o parcelamento na compra da gasolina, álcool e diesel para suavizar o impacto financeiro no bolso do consumidor.


DESAFIO

O deputado Davi Maia desafiou o governador Renan Filho para que “se afaste dessa quadrilha se a sua gestão não tem nenhum envolvimento com a fraude na compra de respiradores”, ao se referir ao Consórcio Nordeste, que aplicou um calote no estado na ordem de R$ 5 milhões.


BURACO MAIOR

Mas não só foi o estado de Alagoas que entrou pelo cano. A maioria caiu no golpe da compra de respiradores, que causou um prejuízo de R$ 50 milhões. Em discurso na Assembleia, ontem, o deputado foi duro com o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, ao dizer que ele não demonstrou a mínima capacidade moral para ocupar a função.


NOVO BISPO

Dom Valdemir Ferreira dos Santos, bispo diocesano de Amargosa-BA, será empossado, nesta sexta (15), como o 7º bispo da Diocese de Penedo, cujo administrador diocesano é o padre Daniel do Nascimento Santos. Dom Valdemir será o sucessor de dom Valério Breda, falecido no dia 16 de junho de 2020. A programação de posse terá início nesta quinta (14), quando haverá o encontro com o Clero Diocesano, às 15h, na Cúria Diocesana. Já às 19h30, no Teatro 7 de Setembro, ocorrerá o encontro com as autoridades civis. Nesta sexta (15), ainda conforme a programação, haverá a saída solene da Residência Episcopal para a Catedral Diocesana, às 15h30, em carro aberto. E às 17 horas, será celebrada a missa solene de posse do bispo, na mesma Catedral Diocesana.


GOLAÇO

Será lançado hoje, às 19h30, na Calçada da Fama do Estádio Rei Pelé, o jornal Golaço, novo periódico de esportes de Alagoas. A publicação será mensal, trazendo os grandes destaque do futebol alagoano.


» A Prefeitura de Maceió fará uma nova mobilização da campanha Maceió Unida Contra a Dengue, desta vez com foco no recolhimento de pneus usados.

» A ação será início na próxima segunda-feira (18) e vai até sexta-feira (23), quando serão instalados quatro pontos de coleta de pneus.

» A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), promove amanhã (15), em parceria com a Associação de Pessoas com Câncer (Apecan), uma edição especial do projeto Praia Acessível.

» A ação será realizada na Praça Gerônimo Cirqueira, na orla da Pajuçara, das 9h às 13h. O evento contará com banho de mar assistido com cadeiras anfíbias, alongamento, dança e funcional.

Mais matérias desta edição