Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN15102021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/10/2021

Matéria atualizada em 15/10/2021 às 04h00

O desmonte da Controladoria Geral do Estado, já denunciado por várias instituições classistas, apenas comprova que os órgãos de fiscalização devem ficar alerta com a velocidade como o governo gasta o dinheiro público.

O enfraquecimento da Controladoria, sistematicamente denunciado, permite que o governo utilize seu orçamento sem os rigores de um acompanhamento técnico efetivo.

Sem servidores concursados, apenas funcionando com trabalhadores comissionados, é mais fácil usar a caneta governamental para obstaculizar alguns processos de fiscalização.

Ou seja, a Controladoria perde a força que lhe era permitida para evitar que o governo passasse os pés pelas mãos.


REFLEXO

Em um dos editoriais da Gazeta de Alagoas foi didaticamente esclarecido que a falta de um órgão com forças para disciplinar e fiscalizar ações do governo permitiu que se levasse à frente a compra de respiradores, operação em que o Estado até agora teve um prejuízo de quase R$ milhões, bem como outros desvios já amplamente denunciados e chegados ao conhecimento público.


SEM SOLUÇÃO

O governo ficou em saia justa com a cobrança do deputado Davi Maia (DEM) ao pedir ao governador Renan Filho que seu governo se afastasse “dessa quadrilha”, referindo-se ao Consórcio Nordeste. Como até agora não deu em nada e parece que não vai dar em nada mesmo, a conta, como sempre, será paga pelos alagoanos.


NÃO É BEM ASSIM

O governo do Estado anunciou o reajuste da compra do litro de leite aos produtores da Bacia Leiteira, mas em nenhum momento reconheceu o trabalho exaustivamente feito pelo deputado Paulo Dantas para resolver o problema.


NENHUMA IMPORTÂNCIA

O deputado Davi Maia (DEM) nem sequer se deu ao trabalho de contestar algumas denúncias que circularam nas redes sociais nos últimos dias. Sabe, de antemão, que esse é o jogo pesado e sujo de seus adversários políticos.


MESMO CAMINHO

A exemplo da Laginha Agroindustrial, que fechou suas portas e deixou um legado de dívidas para seus trabalhadores, a Sinimbu parece ter entrado no mesmo caminho. Ontem, ex-funcionários protestaram e bloquearam a entrada do Porto de Maceió para chamar a atenção das autoridades para os créditos trabalhistas que ainda não foram honrados pela empresa.


TKIT COVID

O Ministério Público Federal está recomendando ao Conselho Regional de Medicina de Alagoas que exerça uma fiscalização permanente para identificar descumprimento do Código e Ética Médica. O assunto se refere a suposta prescrição de medicamentos que não tenham comprovação de eficácia em tratamentos sobre a Covid.


HOMENAGEM

As camisas dos jogadores do Flamengo que atuaram no jogo contra o Juventude, na noite da quarta-feira (13), no estádio do Maracanã, pela Série A do Campeonato Brasileiro, tinham algo diferente. Para homenagear as crianças neste mês de outubro, o Rubro-Negro preparou uma edição especial das peças, que foi desenhada por alguns pequenos de várias instituições, dentre elas o Lar São Domingos, de Alagoas. Em setembro, as crianças desenharam o “layout” em um papel e esses desenhos foram enviados para que as camisas dos atletas flamenguistas pudessem ser confeccionadas. No jogo, válido pela 26a rodada do Brasileirão, o Mengão venceu o Juventude por 3 a 1.


» Toma posse hoje o novo bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira dos Santos. Ele sucede a Dom Valério Breda, que faleceu no ano passado. O novo bispo foi nomeado em 18 de agosto deste ano pelo papa Francisco.

» Dom Valdemir vem transferido da Diocese de Amargosa, na Bahia, onde estava desde 2016. O novo bispo tem 61 anos e nasceu em Itajaí, município de Nova Canaã, Bahia.

» Com o avanço da imunização e um contingente de mais de 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19, o Brasil registrou na quarta-feira (13) a menor média móvel de vítimas da doença desde abril de 2020.

Mais matérias desta edição