Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN19102021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 19/10/2021

Matéria atualizada em 19/10/2021 às 04h00

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o senador Fernando Collor acompanharam ontem, em Alagoas, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que veio ao Estado assinar ordens de serviço para ampliar a capacidade e segurança da BR-416, anunciar novos projetos para a BR-316 e vistoriar as obras de construção do terminal de passageiros do Porto de Maceió.

Numa demonstração de que Alagoas e sua população estão em primeiro lugar, o governo federal demonstra a indiferença de ataques pontuais de adversários políticos e trabalha para melhorar as condições de vida da população.


REAÇÃO

O governo do Estado ainda não digeriu a aprovação do texto base que será ainda apreciado pelo Senado para a redução do ICMS sobre os preços dos combustíveis e espera que o Senado modifique a decisão da Câmara, o que parece bastante improvável.


LUCRO DE 32%

Somente no último mês de setembro, o Estado comemorou o incremento de 32% do aumento da arrecadação somente com os combustíveis, enquanto a população continua pagando preços extorsivos pela insensatez do governo do Estado.


RECONDUÇÃO

Os auditores fiscais de Alagoas reconduziram, no último sábado, Irineu Torres pela sexta vez à presidência do Sindifisco. O sindicalista, com relevantes serviços prestados à categoria, anunciou que continuará sua luta por melhores condições de trabalho perseguindo uma maior eficiência do serviço público.


CONFIRMANDO

Ao anunciar a construção de creches para prefeituras do interior durante mais um live nas redes sociais, o governador estabelece prazo para concluí-las: março de 2022, exatamente dias antes de se desincompatibilizar do cargo para se candidatar ao Senado. Agora, confidenciam assessores do Palácio, é pé no acelerador.


PRIORIDADE

Como a Gazeta de Alagoas citou no seu editorial de final de semana, em fevereiro do ano passado o governo fez uma alteração na sua programação financeira trimestral duplicando os gastos com propaganda, em detrimento da educação.


MUNICÍPIOS

As reuniões com a presença de público voltam a acontecer na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) a partir de hoje. Os principais assuntos continuam sendo os repasses do FPM, o enfrentamento ao coronavírus e o agravamento da seca na região do semiárido. O presidente da entidade, prefeito Hugo Wanderley, diz que o FPM ainda é considerado a principal fonte de receita das administrações. Há vários municípios com estimativas populacionais defasadas, causando prejuízo, já que o prefeito passa a administrar o território com recursos para uma população menor.


MUNICÍPIOS 2

Outra preocupação é com o longo período de estiagem e os seus nocivos efeitos. Wanderley lembra que os prefeitos já fazem o trabalho auxiliar em relação às operações, abastecendo as comunidades que não são abastecidas, que não integram os pontos da operação Pipa e Água é Vida, mas esta continua sendo uma missão impossível para as cidades tocar por conta própria, dando manutenção a toda essa estrutura.


NOBEL

Um estudo realizado por pesquisadores de universidades federais do Nordeste e com participação de André Moura, docente do Campus Arapiraca da Ufal, foi citado para explicar a escolha dos laureados do Prêmio Nobel de Física 2021. A citação demonstra a relevância das experimentações realizadas e a importância internacional dos trabalhos.


» A SMTT segue com o projeto de ordenamento no fluxo viário da Feirinha do Tabuleiro. Após dois meses das primeiras modificações, será iniciada, hoje, a fiscalização com câmeras de videomonitoramento no local.

» As imagens serão disponibilizadas às equipes da Semscs para auxiliar no patrulhamento do trânsito da região.

» A campanha Vacina Solidária já arrecadou cerca de 130 brinquedos que serão entregues a crianças atendidas pela Semas e de instituições socioassistenciais do município

» Até o fim de outubro, quem quiser contribuir poderá doar um brinquedo novo ou usado e em boas condições, nos oito pontos de vacinação.

Mais matérias desta edição