Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN20102021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 20/10/2021

Matéria atualizada em 20/10/2021 às 04h00

O governo tenta passar uma imagem de que a segurança pública é eficiente, que os homicídios têm sido reduzidos, mas não dá uma explicação convincente dos inúmeros assaltos e mortes violentas que acontecem diariamente na capital e no interior.

Em Arapiraca, por exemplo, dois bandidos assaltaram uma escola pública, levaram objetos pessoais de alunos e professores e, como sempre, fugiram sem ser incomodados. Essa é a segurança que o Estado diz que vai cada dia melhor.


PÉ EMBAIXO

O governo resolveu abrir as torneiras e vai despejar centenas de milhões de reais na construção de centenas de creches pelo Estado afora, para a alegria dos habituais empresários da construção civil. Até aí, dá pra entender. Mas quem vai pagar a conta para manter futuramente essas unidades em funcionamento?


DE VOLTA

Muitos moradores do bairro do Pinheiro que foram desalojados de suas residências aos poucos começam a voltar ao local de origem. Eles reclamam da demora nas indenizações por parte da Braskem e da ajuda moradia que acham muito aquém da realidade.


COMPROMETEDOR

A promotora de Justiça Gilcele Dâmaso, não conformada com o silêncio do Estado sobre suspeita de fraude no concurso da Polícia Militar, determinou a instauração de inquérito civil para apurar eventuais distorções no certame. Mal para um governo que se diz transparente nos seus atos.


MUITO LONGE

A Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados deu uma nova esperança a aposentados e pensionistas para que seja criado um abono anual, ou seja o 14º salário. Mas alto lá! Para tudo isso ser realizado a proposta ainda vai ser muito debatida no Congresso Nacional e, caso seja aprovada, vai beneficiar principalmente quem recebe até dois salários mínimos


DETRAN

Cobrando reajuste salarial, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) realizarão uma assembleia, nesta quarta-feira (20), no auditório da sede do órgão, no bairro Cidade Universitária. A categoria aguarda proposta do governo de Alagoas. Segundo o Sindicato dos Servidores do DETRAN/AL (SINSDAL), a categoria irá se reunir para avaliar a campanha salarial, que, segundo a entidade, se arrasta há seis anos. Os servidores ainda pedem melhores condições de trabalho.


CURSOS

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (19) um conjunto de novos cursos a distância para professores da educação infantil. Serão disponibilizadas 200 horas de conteúdos e sugestões de atividades de forma gratuita para professores de creches e pré-escolas. Os conteúdos e recursos pedagógicos estarão organizados em seis módulos: Conhecer-se e Expressar; Conviver; Participar e Explorar; Brincar; Comunidade Escolar; e Famílias: mãos entrelaçadas. Cada módulo é formado por um convite à reflexão, um embasamento teórico e atividades sugeridas aos professores.


DE VOLTA

A Câmara dos Deputados vai retornar às atividades presenciais na próxima segunda-feira (25). A decisão foi tomada na manhã de ontem pela Mesa Diretora da Casa. A mesa disse que, entre outras medidas, será exigida apresentação do passaporte da vacinação para entrar nas dependências da Casa.


DE VOLTA 2

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, por meio de uma rede social, que serão tomadas medidas administrativas e sanitárias para assegurar o retorno ao trabalho presencial. Os trabalhos presenciais foram suspensos em março de 2020. Desde então, as atividades têm sido realizadas de forma híbrida.


» Uma estudante da rede municipal de ensino de Maceió foi medalhista na Olimpíada Mandacaru de Matemática, voltada para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental de todo o Brasil.

» Maria Rita Pereira Rodrigues, aluna do 7º ano da Escola Municipal Doutor Sarmento, levou a medalha de prata para a casa, sendo a única representante de Maceió entre os premiados.

» A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove a partir do dia 20 de outubro o curso ‘Conhecendo a história da África e fortalecendo nossa identidade’, direcionado para professores e coordenadores do ensino básico. O primeiro encontro será presencial e os demais online.

Mais matérias desta edição