Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN15012022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/01/2022

Matéria atualizada em 15/01/2022 às 04h00

Com a realização de algumas obras na capital e no interior, o governo de Alagoas deixa a impressão de que toda a estrutura do Estado foi colocada à disposição da população. Mas não é bem assim. Se parar para observar, apenas algumas secretarias se dispuseram a cumprir as metas políticas do governador Renan Filho.

Trabalho, Agricultura, Assistência Social são algumas pastas que existem apenas no papel e serviram, até agora, como moeda de troca para acomodar novos aliados políticos. Ou seja, nada de produtivo fizeram até agora. Para tentar alcançar seus objetivos políticos, o governador elegeu a Saúde, a Educação, Segurança e Infraestrutura, esta, sob o comando de Mosart Amaral.

O resto apenas tem figurado na estrutura administrativa e mais nada.


DESPERDÍCIO

Ao manter dezenas de secretarias improdutivas para abrigar sua tropa de choque com vistas às próximas eleições, o governador Renan Filho não fez nada mais, nada menos, do que causar muitos prejuízos aos cofres do Estado e, por isso mesmo, deveria ser exemplarmente punido pelas autoridades


INDIFERENÇA

Os claros na atual administração estadual demonstram um descaso impressionante. Na Agricultura não existe uma política de apoio aos pequenos produtores, o Canal do Sertão é mal aproveitado e um projeto de irrigação para a produção de alimentos praticamente não existe.


SEM FUNÇÃO

A Secretaria de Esportes e Lazer, criada para impulsionar o esporte e atender a juventude em seus mais diversos segmentos, tem cuidado apenas do Estádio Rei Pelé e assim mesmo muito mal. Os equipamentos destinados pela Fifa durante a Copa do Mundo foram praticamente abandonados e não utilizados para os fins destinados pela federação internacional.


DESCOMPROMISSO

No campo social, o governo do Estado foi um desastre. Preferiu desviar recursos do Fecoep para obras de concreto em detrimento ao apoio às famílias que mais precisam, embora a imprensa, membros do Poder Legislativo e agora a OAB insistissem que esse era um dinheiro carimbado para minimizar os efeitos da pobreza absoluta de parte da sociedade alagoana.


OBJETIVO POLÍTICO

No cômputo geral, o governador Renan Filho somente tem se preocupado com as pastas que lhe dessem visibilidade, tentando impressionar parte da sociedade com permanentes lives de ações algumas ações realizadas. Assim, estaria, propositadamente, ocultando a parte ruim do seu governo, ou seja, jogando o lixo para baixo do tapete.


RECEIO

Sem o apoio das grandes lideranças políticas, o governador sabe que, se desincompatibilizando do cargo até o dia 2 de abril, terá muitas dificuldades até as eleições de outubro. Começa não indicando, para tampão, um candidato de sua preferência, o qual, sem um governador que passa chamar de seu, será facilmente esquecido em poucos meses, diminuindo consideravelmente suas chances de eleição para o cargo que escolher.


VIRANDO O DISCO

Com a aproximação da data limite para desincompatibilização, alguns prefeitos, vereadores e lideranças políticas, enfim, já iniciam conversas de bastidores sobre futuros compromissos para as eleições de outubro.


ORDEM DO DIA

Até secretarias de estado e órgãos importantes na administração estadual, como Detran e Arsal já estão na ordem do dia.


» O economista Arnóbio Cavalcante vai reforçar o time de assessores do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor. Experiente, ex-secretário de Estado e professor, Arnóbio, deverá fazer a diferença na Casa de Tavares Bastos.

» Como a política é dinâmica e os interesses comuns eleitorais estão acima de qualquer agrado governamental, assumir compromissos agora sem as chaves dos cofres nas mãos é jogar no escuro.

» Protagonista de alguns contratempos desde o ano passado no relacionamento com o prefeito JHC, a Câmara de Vereadores começa 2022 com o pé esquerdo

» Somente agora o Estádio Rei Pelé se dá conta de que os campeonatos já começam neste mês.

Mais matérias desta edição