Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN13052022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 13/05/2022

Matéria atualizada em 12/05/2022 às 22h48

Continua fervendo nos bastidores políticos a disputa acirrada entre os grupos do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara e do senador Renan Calheiros. Entre citações de um lado e do outro nas redes sociais, a eleição de governador-tampão revelou-se uma queda de braço e um aperitivo do que pode acontecer até o dia 2 de outubro.

Dependendo da decisão do pleno do Supremo Tribunal Federal, julgamento que foi solicitado pelo ministro-relator Gilmar Mendes para uma sessão extraordinária nesta sexta-feira 13, vai se saber quais mesmo as regras do jogo vão valer para as eleições. Se neste domingo, ou se novos parâmetros possam empurrar a disputa mais pra frente.


CONFIANÇA

Mesmo com a eleição para governador-tampão ainda sub judice e dependendo do STF, o movimento nos bastidores da equipe do provável futuro governador continua intensa. Nomes para compor o novo secretariado já estão sendo analisados e, havendo eleição no domingo e Paulo Dantas sendo indicado por seus pares, uma relação dos novos auxiliares deverá ser divulgada no mesmo dia.


HABILITAÇÃO

Mesmo sem as mínimas chances de serem eleitos, deputados e pessoas da comunidade se habilitaram para disputar as eleições para governador-tampão e vice. Com cartas marcadas, a eleição do deputado Paulo Dantas não deverá trazer nenhuma surpresa.


PERDEU VEZ

Preferido pela família Calheiros, o ex-secretário Rafael Brito perdeu a corrida para o médico José Wanderley Neto, alçado a candidato a vice-governador na chapa do deputado Paulo Dantas. Mesmo assim não deve ficar desempregado.


FORMALIDADE

Apenas por mera formalidade, como analisam observadores políticos, poucas chapas foram registradas no protocolo geral da Assembleia Legislativa. Entre elas, a do Cabo Bebeto e do vereador Leonardo Dias, ambos do Partido Liberal.


COM PRESSA

Definida a sucessão de Klever Loureiro à frente do governo, o novo governador tem pressa para realizar obras, assinar ordens de serviços e mostrar à população disposição para garantir uma provável reeleição como tem sido previsto. O tempo, entretanto, é curto para o projeto antes planejado.


CUMPRINDO A MISSÃO

O governador Klever Loureiro, que dirige o governo temporariamente enquanto aguarda a eleição do tampão, tem revelado que deixará o Estado em pleno funcionamento, além de cumprir com todas as obrigações inerentes à administração pública.


RETORNO

O ex-secretário George Santoro, que tanto incomodou o atual governo com polêmicas através das redes sociais, está convicto de que retornará ao cargo logo que seja definido o nome de Paulo Dantas como governador. Nesse período de transição, deve ter tido tempo suficiente para analisar o processo a que responde por supostos atos de corrupção no governo do Rio de Janeiro


CASO DE POLÍCIA

A falta d´água em bairros da capital e em cidades do interior tem sido um caso de polícia. Na cidade do Pilar, por exemplo, fazia ontem três dias que não chegava um pingo d´água nas torneiras, embora a BRK prometesse a regularização do abastecimento. Paralelamente, a Equatorial tem aprontado situações inusitadas em Maceió e interior, deixando a população se energia por longos períodos.


» O Ministério da Saúde disponibilizou o acesso ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 de maneira offline.

» Ou seja, não é mais necessário estar conectado à internet para ter acesso ao documento que, agora, pode ser salvo no smartphone do usuário.

» A mais nova atualização do aplicativo Conecte SUS foi disponibilizada ontem (11), oferecendo essa opção. Assim, o usuário pode ter acesso ao comprovante a qualquer momento.

» Acontecerá, na próxima terça-feira (17), a IV Edição do Seminário Maceioense da População LGBTQIA+, que compõe uma das ações da Prefeitura de Maceió para o mês de combate à LGBTfobia.

Mais matérias desta edição